- PUBLICIDADE GOOGLE-

Marejada 2022 terá compostagem de resíduos orgânicos e destinação correta de óleo de cozinha

Único evento do Sul do país que não utiliza plástico em toda sua operação, a Marejada 2022 reforça suas ações de sustentabilidade com novas iniciativas. Neste ano, a maior festa do pescado do Brasil também adotará a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos no evento e irá destinar corretamente 100% do óleo de cozinha usado. Para garantir que todos os cuidados sejam seguidos, aproximadamente 70 colaboradores que atuarão na festa foram capacitados nesta segunda-feira (03) pela Vigilância Sanitária de Itajaí.

“Itajaí é um município comprometido com a causa ambiental. E, através da Marejada, um evento premiado nacionalmente, fortalece a cada edição suas premissas de responsabilidade socioambiental e reforça os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas”, pontua o secretário de Turismo e Eventos, Evandro Neiva.

Continua após o anúncio

Ações sustentáveis

Além da compostagem dos resíduos e da destinação correta do óleo de cozinha usado, a Marejada mantém as estratégias sustentáveis já aplicadas nesta edição. O uso de copos ecológicos e de embalagens sustentáveis na área gastronômica continua. Em 2019, a festa evitou o uso de 400 mil copos plásticos e utilizou 40 mil talheres de madeira e 50 mil pratos de papelão. Para esta edição, serão usados 45 mil talheres feitos com bagaço de cana e quase 143 mil embalagens de papelão ondulado doadas pela Klabin.

Continua após o anuncio

Nesta edição, o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa) fornecerá, através de ilhas de hidratação, água tratada gratuitamente para todos os visitantes. A medida, adotada em 2019, evitou o uso de 43.750 garrafas plásticas e distribuiu 21.875 litros de água.

Outra iniciativa que fez sucesso na última edição e foi mantida neste ano é o bicicletário gratuito. O espaço conta com 150 vagas monitoradas para incentivar o uso de transporte sustentável durante o evento.

Continua após o anúncio

Fórum Kids

O 2º Fórum Kids também faz parte das ações de sustentabilidade da Marejada e irá conscientizar crianças de 02 a 05 anos sobre a importância da redução do consumo do plástico para a preservação do meio ambiente. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro e deve reunir aproximadamente 1200 estudantes das redes públicas e privadas.

A ação inicia com uma exposição sobre o caminho do resíduo reciclável pelo programa Recicla Itajaí. Após, os alunos seguem para o auditório do Centreventos onde haverá apresentação do teatro Somos do Mar e da equipe da Univali. Ao final, os estudantes receberão kit com lanche, copo ecológico e sabão à base de óleo de cozinha reciclado.

Familiar, inclusiva e sustentável, a 34ª Marejada é promovida pelo Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos. A maior festa do pescado do Brasil tem patrocínio de Bradesco, Klabin, Giassi, Semasa e Germânia, além de apoio do Itajaí Shopping e da Univali. Ao todo, serão 18 dias de festa, de 06 a 23 de outubro, no Centreventos de Itajaí. A entrada é gratuita.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais