Prefeitura de Camboriú lança Cidadão Mirim 2022

- PUBLICIDADE -

Podem participar estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Um exercício de cidadania, envolvendo os estudantes e os poderes executivo e legislativo municipal: esse é o objetivo do Programa Cidadão Mirim 2022. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as demais Secretarias Municipais, Fundações e Câmara de Vereadores.

- PUBLICIDADE -

O programa será dividido em quatro etapas. Irão participar todos os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares de Camboriú. Na primeira etapa, que se estende do dia 5 ao dia 13 de outubro, os professores vão trabalhar com suas turmas a estrutura político-administrativa do município, assim como suas atribuições. Nesta etapa, as escolas poderão agendar visitas ao Paço Municipal e à Câmara de Vereadores, ou receber representantes do executivo e legislativo nas unidades de ensino.

Na segunda etapa, um concurso de redação será realizado. Nele, os estudantes deverão expressar a importância do exercício da cidadania e dos valores éticos e morais na política, propondo uma reflexão sobre o exercício da cidadania. “As duas melhores redações de cada escola, sob análise de uma comissão julgadora, devem ser encaminhadas para a Secretaria de Educação, até o dia 18 de outubro. Uma comissão fará a leitura e avaliação das redações, selecionando os textos”, explicou a secretária de Educação, Maria Alice Pereira.

Por fim, na terceira e quarta fase, por meio de sorteio, serão definidas as autoridades que os estudantes irão representar no dia 25 de outubro. Nesta data, desempenharão o papel de prefeito, vice, secretário, presidente de fundação ou vereador mirim, acompanhando os agentes políticos durante um dia de trabalho. O projeto será finalizado com uma Sessão Ordinária, às 18h, na Câmara de Vereadores de Camboriú.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC