- PUBLICIDADE GOOGLE-

Dia Mundial dos Animais: mais de sete mil resgates em três anos

Celebrado desde a década de 1920, o Dia Mundial dos Animais é nesta terça-feira, 4 de outubro. A data, que também homenageia São Francisco de Assis (padroeiro dos animais e da natureza), foi criada para sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação dos animais e garantir os direitos deles.

Em Balneário Camboriú, desde 23 de fevereiro 2019 um programa protege e resgata os bichos (domésticos ou silvestres) vulneráveis, machucados ou que possam oferecer riscos. É o Abraço Animal, que envolve as secretarias municipais do Meio Ambiente, de Saúde e de Segurança, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Com esse programa, órgãos públicos passaram a gerir a proteção animal, função antes desempenhada por voluntários.

Continua após o anúncio

Uma das frentes de atuação do programa é com animais domésticos. Quando é acionado o número telefônico 153, o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal os recolhe e, se a situação estiver dentro dos critérios de acolhimento, os animais são atendidos pela ONG Viva Bicho ou clínica conveniada. Com os silvestres, o procedimento é semelhante, mas os encaminhamentos são feitos para o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, onde eles ficam até terem condições de voltarem à natureza. No caso dos de grande porte, como cavalos, os atendimentos ocorrem conforme a demanda, com veterinários especializados.

Nos três anos de existência, o programa resgatou 5.158 cães e gatos e encaminhou-os para atendimentos na ONG Viva Bicho. Também foram socorridos cinco cavalos. Dos silvestres, o Abraço Animal resgatou 2.257. Puderam voltar à natureza 1.209 deles, depois de reabilitação.

Continua após o anuncio

“O poder público tem feito a parte dele, dando o auxílio necessário. Mas a população também precisa fazer a parte dela, mantendo os pets dentro do seu terreno, quintal ou casa, castrando-os e adotando. Essas ações são fundamentais para diminuir o número de animais que precisam ser resgatados”, diz a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Transformado em lei em 3 de setembro de 2020, o programa tem protocolos de atendimento definido pelo Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA). Nem sempre o animal encontrado na rua será resgatado. Isso ocorrerá apenas se ele estiver em vulnerabilidade ou oferecendo risco à população.

Continua após o anúncio

Mais informações sobre o programa estão no site http://abracoanimal.bc.sc.gov.br

Como proceder
Se você encontrar um animal vulnerável, machucado ou que possa oferecer riscos, informe a Guarda Municipal pelo fone 153. A Guarda avaliará a situação e, se necessário, fará o resgate e encaminhamento para atendimento veterinário.

___________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais