Camboriú faz a diferença para o banco de sangue do HEMOSC

- PUBLICIDADE -

Há sete anos moradora do município participa da ação

Doar sangue é um ato de amor e pode salvar vidas. Para contribuir nesse processo, a Secretaria de Saúde de Camboriú disponibiliza transporte gratuito para os doadores irem até o ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), em Blumenau. Na última na quarta-feira, dia 28, foi mais um dia de ação voluntária, onde 12 doadores do município fizeram a diferença. Entre os voluntários, Rosilei Bridi, 32 anos, moradora do Macacos, que doa sangue há sete anos, compartilhou sua história. Ela passou a adotar o hábito em 2015, e após a primeira experiência ela nunca mais parou e já doou 13 vezes, sempre respeitando o intervalo de três meses após a doação, para recuperação do organismo.

- PUBLICIDADE -

“Sempre tive muita vontade de ser doadora de sangue, em 2015 o ônibus do HEMOSC estava na praça das Figueiras e eu decidi participar da ação. Vi ali a oportunidade de realizar meu sonho, só não imaginava que iria gostar tanto e querer continuar. Foi uma sensação de paz e utilidade indescritível. Me coloco no lugar das pessoas que precisam de sangue, pois gostaria que fizessem o mesmo por mim ou por alguém da minha família se precisasse. Acho que todas as pessoas deveriam refletir melhor sobre isso e doar pelo menos uma vez na vida. É rápido e te dá uma sensação de dever cumprido. Enquanto eu tiver saúde irei sempre participar” ressaltou Rosilei.

Além da doação de sangue e plaquetas, o HEMOSC também é local onde se recebe doação de medula óssea. É importante lembrar que esse procedimento não é feito de forma imediata, pois é necessário a compatibilidade entre o doador e receptor.

O grupo de doação de sangue é uma ação desenvolvida pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), e coordenada pelo departamento de Nutrição do município. Para participar é preciso fazer contato pelo número (47) 3365-9442. Há um grupo de WhatsApp onde são confirmados as datas e o nome dos interessados.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC