- PUBLICIDADE GOOGLE-

Veolia é parceira sustentável da Oktoberfest

Pela primeira vez na história, a Oktoberfest contará com um plano de ações sustentáveis para redução do impacto ambiental. O evento, que está em sua 37ª edição, prevê a valorização de aproximadamente 2 milhões de copos plásticos descartados nos 19 dias do festival – que acontece entre os dias 5 e 23 de outubro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. A iniciativa tem o apoio da Veolia, líder global em soluções de gestão de água, resíduos e energia para cidades e indústrias, que este ano tornou-se parceira sustentável do evento.

De acordo com a organização da Oktoberfest, estima-se que cerca de 150 toneladas de resíduos sejam gerados durante o evento e 100% deles terá uma destinação ambientalmente correta. Todos os copos plásticos utilizados na festa serão valorizados, passando por um processo de blendagem para coprocessamento, transformando-se em CDR, Combustível Derivado de Resíduos, considerado uma opção “verde” para a indústria, em substituição aos combustíveis fósseis, altamente poluentes.

Continua após o anúncio

Para Bruno Muehlbauer, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Públicos da Veolia Brasil, a correta gestão e valorização dos resíduos trazem vantagens ambientais, sociais e econômicas para toda a sociedade. “Além de reduzir a emissão de gases poluentes, o coprocessamento também diminui a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando sua vida útil e contribuindo de forma significativa para a economia circular, a economia de baixo carbono e a mitigação das mudanças climáticas”, afirma.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca que a Oktoberfest quer deixar um legado para as futuras gerações de blumenauenses e também para os turistas que nos visitam. Já o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, aponta sobre a importância de, por meio da festa, dialogar sobre o tema.

Continua após o anuncio

“Queremos que a Oktoberfest seja um espaço de conscientização e mobilização ambiental, mostrando a todos a responsabilidade socioambiental do evento e disseminando assim, conhecimento sobre sustentabilidade”, diz.

Qualificação das equipes

Continua após o anúncio

Além da segregação e valorização dos resíduos, a Veolia realizará o treinamento das equipes que trabalharão na Oktoberfest, na sensibilização dos assistentes quanto à forma correta de separação, além de estimular a responsabilidade ambiental e sua relevância na transformação ecológica do planeta. Para isso, disponibilizará todas as lixeiras para o evento. Esses compartimentos ficarão permanentes no local da festa e poderão ser utilizados em outras ocasiões. Já os comerciantes que participarem dos treinamentos ganharão um selo de certificação.

De acordo com Lina del Castillo, Gerente Sênior de Comunicação e Marketing da Veolia Brasil, essa parceria resulta na maior ação ambiental já desenvolvida em eventos de Santa Catarina, tornando uma tendência para muitos outros eventos no país.

“No caminho da Transformação Ecológica devemos procurar soluções que mudam nossa forma de produzir, atuar e consumir, pensando na diminuição de nossa pegada ambiental, e isso pode ser feito aliado com as nossas tradições culturais. Por isso é tão importante fazermos parte, como parceiros, dessa transformação sustentável que está acontecendo na Oktoberfest”, ressalta Lina del Castillo.

Sobre a Veolia

O Grupo Veolia atua para ser a empresa referência na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 230 mil colaboradores, o Grupo auxilia seus parceiros no projeto e na implementação de soluções personalizadas que atendam aos desafios na gestão de água, resíduos e energia. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para a preservação, renovação e o desenvolvimento do acesso aos recursos disponíveis. Em 2021, o Grupo Veolia levou água potável a 79 milhões de pessoas e ofereceu serviço de saneamento para 61 milhões, além de produzir cerca de 48 milhões de megawatts-hora e valorizar 48 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) consolidou sua receita em 28.508 bilhões de euros em 2021.

Sobre a Oktoberfest

 Música, alegria, tradição, energia e muita animação, reunidos em um lugar que representa um pedacinho da Alemanha no Brasil. Essa é a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior das Américas.

Desde a primeira edição, em 1984, quando 102 mil pessoas passaram pelo antigo Pavilhão A da Proeb, atual Parque Vila Germânica, o evento mostrou que veio para ficar e entrar para a história. Atualmente, a festa tem duração de 19 dias e a cada ano que passa, surpreende e encanta os visitantes. Após dois anos de cancelamento devido à pandemia causada pelo Coronavírus, a Oktoberfest retorna com muitas novidades, atrações internacionais, muita música, chope, gastronomia típica, cultura e diversão.

A 37ª Oktoberfest Blumenau acontece de 5 a 23 de outubro, o evento é promovido pela  Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica. A festa tem como cervejaria oficial a Ambev e conta com o patrocínio de Bradesco, Tim, Unifique, Elo, Nacional Gás, Intelbras, Hering, Veolia, Stuttgart Porsche, Fort Atacadista, Hemmer, Ventisol, Koerich, Raízen, Perdigão, IPEL, Pompéia, Altenburg e Segala’s. A 37ª Oktoberfest Blumenau tem ainda o apoio da CVC Corp, Lufthansa e Karsten.

postada em 30/09/2022 16:12 – 14 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais