Palestra marca final do Setembro Amarelo em Camboriú

- PUBLICIDADE -

Evento, que teve como foco a prevenção ao suicídio, aconteceu na Câmara de Vereadores

O mês está chegando ao fim e com isso mais um ciclo de campanha de conscientização se encerrando. Na quarta-feira, dia 28, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo na Câmara de Vereadores de Camboriú para marcar o fechamento da campanha que abordou durante todo o mês a importância da prevenção e combate ao suicídio.
“Mais uma campanha concluída com sucesso, porém, é importante lembrar que o tema precisa ser debatido durante todo o ano, para que haja a compreensão de que quem está sofrendo não está sozinho e pode contar com a nossa rede de apoio”, ressaltou a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

- PUBLICIDADE -

A psicóloga e Coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, reforça a importância da abordagem do tema em ações diferenciadas, como no caso da tenda de acolhimento. “Em tempos de muita correria, é essencial que estejamos bem com nossa saúde mental. A tenda de acolhimento, por exemplo, foi uma oportunidade a mais para que as pessoas debatessem o tema e buscassem mais informações sobre o assunto”.
Durante todo o mês foram realizadas diversas ações com a temática de prevenção ao suicídio, como por exemplo, sala de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com orientação dos profissionais e a tenda de acolhimento que contou com o apoio dos profissionais da saúde mental e acadêmicos de psicologia.
Caso você esteja passando por problemas ou transtornos psicológicos, ou conheça alguém que passa por essa situação, saiba que a Saúde do município pode te ajudar. Basta ir a um Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, ou ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na Rua Manágua, s/n, bairro Santa Regina, em frente ao CEI Profª Otília Santos da Silva. Ou se preferir, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo 188, disponível 24 horas todos os dias.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC