- PUBLICIDADE GOOGLE-

Biblioteca Ambulante está novamente na estrada

A Biblioteca Ambulante, um serviço de extensão da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, reiniciou as atividades após período que ficou desativada por causa da pandemia. A coordenação do projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) aguardou o momento correto para o retorno, depois de providenciar as adequações necessárias ao reinício das atividades nas escolas mais isoladas do município.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “A programação volta levando a magia dos livros para as crianças das escolas do campo”, destaca a gerente da biblioteca pública, Cristina Carvalho. “A iniciativa é um sucesso fiel junto ao seu público, e é reconhecida como importante ferramenta no despertar e na manutenção da leitura em nosso município.”

Continua após o anúncio

No mês de julho o programa completou 40 anos de atuação, levando alegria, magia, contos de histórias e leitura para as escolas do campo mais distantes do Centro de Blumenau. “E nossa querida biblioteca no dia 30 de julho completou 70 anos. Este momento e o retorno são muito especiais para toda equipe, que retoma as visitas às escolas isoladas”, comenta Cristina Carvalho.

Felicidade

Continua após o anuncio

As agendas da Biblioteca Ambulante ocorrem no período matutino e vespertino, sempre na última semana de cada mês. “A essência do programa é proporcionar acessibilidade à leitura aos alunos das escolas isoladas, levando até eles histórias, sonhos, magia e alegria”, destaca. “Desta forma, a ação promove em nosso município o giro cultural, oportunizando a troca e o conhecimento através dos livros do nosso vasto acervo”, disse Cristina Carvalho. “O retorno foi muito especial. Todos ficam felizes e contando os dias para receber a Biblioteca Ambulante em sua escola. As crianças esperam ansiosas e alegres para ouvir as histórias que, com certeza, foi o ponto alto do reencontro”, completou a servidora Verena Pellis Kirsten, profissional que atua diretamente no programa junto às escolas e em outras ações de leitura há mais de 20 anos.

Na próxima visita uma das crianças fará a leitura de uma história, pois demonstrou interesse ao interagir na programação. “Orientei o aluno que ele poderia ler um texto em nosso próximo encontro e ele definiu que contará a história de um dinossauro e que irá se preparar para o dia”, disse Verena. “O acolhimento foi sensacional, desde o zelador da escola até a alegria de todos por receber a biblioteca. A felicidade foi geral… Outro ponto importante é que os livros que haviam sido emprestados antes da pandemia de 2020, nesse tempo todo, estavam guardados com todo o carinho. A receptividade das professoras e alunos nos mostra mais uma vez que estamos no caminho certo e que o projeto é algo que já faz parte do dia-a-dia das escolas participantes e de toda a comunidade”, concluiu.

Continua após o anúncio

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 29/09/2022 16:57 – 6 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais