Secretaria da Saúde inicia na sexta-feira a triagem de pacientes para o Dia D da Ação pelo Diabetes

- PUBLICIDADE -

A partir da sexta-feira (30/9), a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville inicia, em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), a triagem dos pacientes que serão examinados por oftalmologistas no Dia D da Ação pelo Diabetes 2022. O projeto, que está em sua sexta edição e é uma parceria com o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, vai acontecer no dia 19 de novembro, no Sesi (rua Ministro Calógeras, 157, Bucarein).

Na sexta-feira (30/9), na UBSF Aventureiro, serão feitos exames de avaliação do pé diabético, verificação de glicemia e foto de fundo de olho, que posteriormente será avaliada por oftalmologista. Os pacientes que apresentarem alterações serão chamados para participar do Dia D da Ação pelo Diabetes – os exames, na data, serão gratuitos.

- PUBLICIDADE -

Esta ação ocorrerá em praticamente todas as UBSFs de Joinville. E as unidades onde não forem realizados exames in loco, encaminharão pacientes diretamente para o Dia D. Um levantamento prévio da Secretaria da Saúde já selecionou quase 600 pacientes para a ação.

Segundo a enfermeira Kerli Vanzo Saugo, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é detectar a retinopatia diabética (alteração oftalmológica mais comum em pacientes diabéticos), ainda precocemente, e orientar o tratamento, visando diminuir e evitar os riscos de cegueira.

“O diabetes é uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular. Esse projeto busca conscientizar as pessoas para esses danos e como evitá-los”, afirma a enfermeira da Secretaria da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Joinville