Prefeitura lança projeto que promove Balneário Camboriú como destino de casamentos

- PUBLICIDADE -

Com belezas naturais, cenários românticos e serviços especializados em casamentos, Balneário Camboriú se lançou como cidade ideal para noivos celebrarem o enlace matrimonial e aproveitarem a lua de mel. Na noite desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Balneário Camboriú apresentou o projeto BC Casa Você, que visa promover o município como Destination Wedding (destino de casamento).

O lançamento do projeto ocorreu no Estaleiro Guest House, durante o evento Workshop Noivas, do qual a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) participou com um estande próprio para a divulgação do BC Casa Você.

- PUBLICIDADE -

Destination Wedding é um tipo de casamento em que os noivos se deslocam do lugar onde moram para celebrar o enlace em outra cidade, estado ou país. É uma possibilidade de fazer uma cerimônia diferente, com lua de mel, em algum local paradisíaco ou romântico, como praia, campo, vinícola, entre outros. No Brasil, Gramado (RS), Búzios (RJ), Trancoso (BA) e Ilhabela (SP) são alguns dos lugares considerados Destination Wedding.

Embora Balneário Camboriú já seja cenário de muitas cerimônias de matrimônio, o projeto da Sectur quer promover ainda mais esse segmento, atraindo casamentos que tragam retorno econômico para a cidade. Os parceiros do projeto serão profissionais ligados a esse mercado, como cerimonialistas, que organizam a festa e oferecem os serviços. Eles passam a ajudar a promover o destino. “Diferente de grandes centros, Balneário Camboriú é segura, limpa, organizada. É preciso mostrar que a cidade está preparada”, diz o secretário interino de Turismo, Thiago Velasques.

Além dos cenários belos e românticos, Balneário Camboriú tem a estrutura necessária para receber nubentes. A cidade tem serviços especializados (como cerimonialistas, organizadores de casamento, fotógrafos e prestadores de serviços), hotéis e pousadas, locais para eventos e proximidade com aeroportos (está a 35 km de Navegantes, 91 km de Florianópolis e 209 km de Curitiba-PR). “Balneário Camboriú tem todos os argumentos para atrair casamentos. Temos infraestrutura, profissionais especializados e equipamentos turísticos que poucas cidades conseguem oferecer. Como Município, a gente apoia esse segmento e quer promover ele”, comentou a turismóloga Luciana Vargas, da Sectur.

Com casamento marcado para novembro, a arquiteta Renata Turkot estava no Workshop Noivas para definir os últimos detalhes da sua festa. Moradora de Balneário Camboriú há 16 anos, ela fará a cerimônia no local do evento, na Praia do Estaleiro. Para ela, que conheceu o amor da vida (Gabriel Claudino) em Balneário Camboriú, não tem lugar melhor para casar. “Vim para Balneário Camboriú para estudar, fiquei e conheci o amor. Nós nos conhecemos na praia. É legal aproveitar a nossa cidade para casar, onde a gente mora. Aqui é maravilhoso, não tem como escolher outro local, aqui é o paraíso”, disse Renata.

Workshop Noivas está na oitava edição

Considerado o principal evento de casamentos da região, o Workshop Noivas reúne profissionais e fornecedores desse mercado. Nesta oitava edição, houve um talk-show de Lorena Carvalho, uma das criadoras de um dos sites de casamentos mais acessados do Brasil, o Lápis de Noiva, no qual ela compartilha dicas, inspirações e tendências sobre esse universo.

O evento teve também um bate-papo sobre beleza da noiva e assuntos relacionados às cerimônias matrimoniais, desfiles, exposições e degustação de espumantes e drinks. O Workshop Noivas é promovido pela editora Perfil, responsável pela publicação da revista Bem-Estar e do Anuário Noivas.

Programação da Prefeitura é alusiva ao Dia Mundial do Turismo

A Semana do Turismo, com ações voltadas ao setor promovidas pelo Município, é alusiva ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro desde 1980. Na terça-feira (27), a Sectur lançou o projeto Código de Turismo BC, com treinamento de mais de 800 profissionais que atendem diretamente turistas. Na quinta-feira (29), às 19h, no PZ Ecomall (Avenida Brasil, 3393, Centro), será apresentado o Programa Turismo Qualificado BC. Esse programa visa reconhecer e promover as boas práticas adotadas pela cadeia produtiva do turismo de Balneário Camboriú, por meio do Selo Turismo Qualificado BC, um selo municipal de reconhecimento.

O Código de Turismo BC, o BC Casa Você e o Turismo Qualificado BC estão previstos no “BC 4 Estações”, que é um Plano de Aceleração para o Desenvolvimento Econômico e Turístico, lançado pela Sectur em 2021, com objetivo de atrair visitantes o ano inteiro.

___________________
Informações adicionais:

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7067

Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Beatriz Nunes

www.bc.sc.gov.br  www.instagram.com/prefeituradebc    

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú