- PUBLICIDADE GOOGLE-

Restauração do Monumento ao Imigrante entra na etapa final

Uma das estátuas do Monumento ao Imigrante, do artista Fritz Alt, foi recolocada na praça da Bandeira, nesta terça-feira (27), após passar por um processo de restauração. A peça de bronze, com cerca de 200 quilos, foi retirada do Museu Casa Fritz Alt – onde ocorreram os trabalhos de melhoria – içada por um caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Agora, a peça vai passar por um processo para igualar as cores, concluindo o restauro.

Foi uma operação delicada para manter a peça intacta, que foi transportada em pé e embalada. Na praça, o caminhão recolocou a estátua no seu local original. Depois, foi a hora de retirar o plástico da embalagem e a estátua do imigrante, ao lado de outra peça, também representando a imigração, voltou a concepção original do artista.

Continua após o anúncio

“A sensação é de dever cumprido, todos da equipe da Secretaria de Cultura fizeram esse trabalho acontecer. A ideia agora é realizar uma limpeza nos outros elementos e igualar os tons. Com a ação do tempo, criam-se manchas, então muitos países optam por homogeneizar. E é o que faremos aqui em Joinville, dentro do critério de restauro”, explica o restaurador Edson Lima.

Durante a operação de transporte e colocação da estátua, as pessoas paravam para acompanhar. “Essa estátua fazia falta aqui. É importante Joinville cuidar do patrimônio que tem. Neste ano, em que comemoramos 200 anos de Independência do País, temos que lembrar dos nossos imigrantes com respeito”, diz o autônomo Ricardo Lemes.

Continua após o anuncio

A escultura representa o imigrante que chegou em Joinville para trabalhar na terra. Ela e o restante do monumento foram entregues à cidade em 1951. Na época, a obra foi encomendada pela Prefeitura para o centenário do município. Esse é considerado o monumento público mais importante de Fritz Alt.

A estátua foi vandalizada duas vezes. Em 2017, retiraram parte da espingarda que o imigrante carregava. Em 2018, removeram o braço que segurava a arma. Como os vândalos deixaram as peças na praça e elas foram preservadas, por isso, o restauro foi feito com partes originais. A peça apresentava ainda rachaduras na perna e no pé. Como a arma fazia parte da sustentação, ficou sem estrutura de um lado, o que provocou fratura nas áreas de solda.

Continua após o anúncio

A peça foi removida e transportada até o museu. Toda a estrutura interna foi refeita. Também foi feito um reforço estrutural e a junção das partes que estavam soltas, com a soldagem. Por fim, o acabamento com pátina.

“Esse trabalho devolve para a cidade um ícone da história de Joinville”, avalia a restauradora Gessônia Leite de Andrade Carrasco.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais