Projeto FamiliArte chega à quarta edição

- PUBLICIDADE -

A quarta edição do projeto FamiliArte iniciou com uma experiência desenvolvida em parceria com o Centro de Educação Infantil Professor Emiliano Stolf. A ação teve como objetivo estimular a interação de pais, responsáveis e crianças de 0 a 3 anos nos espaços museais, aumentando o repertório artístico dos pequenos, através de ações educativas. A primeira experiência foi realizada em período matutino no sábado, dia 26 de outubro de 2019, fora do ambiente escolar.

Com a pandemia, a segunda e terceira edições foram promovidas em 2020 e 2021 de forma virtual. Com o controle sanitário, foi possível oferecer a quarta edição do projeto no último sábado, dia 24 de setembro, de forma presencial, na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e sala expositiva do Museu de Arte de Blumenau (MAB). “Nesta edição, o MAB e CEI Professor Emiliano Stolf contaram também com a parceria da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap)”, lembrou a gerente do museu, Mia Ávila.

- PUBLICIDADE -

Van Gogh

A fonte de inspiração foi a instalação interativa “Um olhar sobre Van Gogh”, com obras de autoria dos associados da Bluap, o que proporcionou aos professores, familiares e crianças uma visita ao universo do grande mestre. “A Casa Amarela, Quarto de Van Gogh, a mesa dos Comedores de Batata estimularam as criações e performance dos participantes. Tudo  tendo como fundo  músicas e comidinhas típicas da cultura holandesa”, disse Mia Ávila. “A experiência das crianças nos espaços culturais privilegiou a interação com seus coleguinhas, familiares e professores. A ação apontou vantajoso resultado de proporcionar o encontro com a cultura.”

Pais e parentes manifestaram entusiasmo em relação à oportunidade de interagirem no museu e em espaços culturais, com as atividades programadas para o encontro. A experiência permite um aprendizado para as crianças e encoraja para a continuidade do projeto. “O evento com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Educação evidenciou a perspectiva de uma relação mais próxima do MAB e Centros de Educação Infantil, cada vez mais dinâmica e assentada em estratégias pedagogicamente orientadas para esse importante público-alvo, devido ao papel educativo e influência positiva que os familiares e professores têm na formação dos hábitos culturais da criança”, comenta o secretário de Cultura Rodrigo Ramos.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 26/09/2022 16:34 – 2 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC