Funcionários do Paço Municipal plantam 250 mudas nativas no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi

- PUBLICIDADE -

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O plantio de 250 mudas nativas pelos servidores no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, foi um dos resultados das atividades em comemoração ao ‘Dia da Árvore’ em Criciúma na última quarta-feira (21). A atividade foi realizada e incentivada pela Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI), com a finalidade de lembrar a importância da data, incentivar a proteção ambiental e também florescer o ambiente do parque com a colaboração dos servidores municipais.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental, Eduardo Luzzi Damassini, foram plantadas mudas de Ingá-feijão e Bolão de Ouro. As mudas foram escolhidas por terem o crescimento rápido e proporcionarem sombras, além de renovarem a paisagem do parque quando estão floridas. “A muda de Ingá-feijão é frutífera, onde os visitantes do parque poderão aproveitar a fruta e também teremos a atração da avifauna para embelezar, ainda mais, o nosso parque”, destacou.

Além disso, conforme o coordenador, com a quantidade de árvores plantadas foi possível perceber que as pessoas gostaram de participar da atividade. Principalmente, por estarem mais envolvidas com a natureza. “Desse modo, vimos a satisfação e a alegria no rosto dos servidores ao plantar, colocar a mão na terra e poder contribuir com o florescimento do nosso meio ambiente”, pontuou.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato, a diretoria ainda não havia feito uma atividade assim, diretamente, com os servidores municipais. Mas, com os resultados obtidos todas as expectativas foram superadas. “O plantio de árvores pode ser considerado uma terapia que deixa um sentimento de lembrança afetiva com a mudinha. Basicamente, porque fica registrado que foram eles que plantaram fazendo a sua parte contribuindo para o bem-estar da natureza”, ponderou.

Espaços mais floridos e agradáveis

A diretora também afirma que práticas como essas auxiliam o ambiente com mais sombras, melhoram a qualidade do ar, amenizam as temperaturas e proporcionam espaços mais agradáveis para as famílias que frequentam o parque. “O parque bem arborizado transforma a paisagem e proporciona uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. Como por exemplo, auxiliando a saúde mental e física. Sendo assim, devemos cuidar do nosso meio ambiente, porque tudo o que precisamos está nele e as árvores são grandes fontes de recursos para nós e devemos saber respeitar e cuidar”, enfatizou.

Fonte: Prefeitura de Criciúma