Estudantes das escolas municipais participam de Encontro Estadual do Programa de Iniciação Científica

- PUBLICIDADE -

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Com a proximidade da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Secretaria Municipal de Educação iniciou com os estudantes as preparações para a prova nas escolas municipais. No último sábado (24), os 22 estudantes da rede municipal de ensino que participam do programa ‘OBMEP na escola’ e que foram premiados na última edição da prova, foram convidados para um intercâmbio de conhecimento, em Blumenau, com outros estudantes de Santa Catarina que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC). Os estudantes resolveram e desenvolveram atividades e oficinas no âmbito da matemática.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a coordenadora de Matemática, Fabiana Manenti Martinhago, as atividades foram realizadas no campus UFSC de Blumenau. “Esse evento foi um momento de palestras, discussões, e aprendizados práticos. Com a finalidade de aumentar a interação entre professores e, principalmente, entre os estudantes que participarão da segunda fase da prova, promovido apenas em um dia com atividades relacionadas a área da matemática”, comentou.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, o processo de preparação nas escolas é tão importante quanto o momento da prova em si. “Esses momentos de estudos diferenciados podem contribuir em muitos pontos positivos no processo ensino e aprendizagem. Principalmente, na integração entre professores e alunos, além da socialização e trocas de experiências com outros estudantes que também realizarão a prova”, destacou.

Aulão preparatório

Conforme a coordenadora dos Clubes de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, a preparação para a segunda edição da prova continua nesta semana. Na próxima sexta-feira (30), todos os estudantes da rede municipal de ensino classificados e mais 20% dos estudantes do Clube de Matemática com as melhores médias semestrais, participarão de um aulão preparatório para a segunda fase da OBMEP.

“Neste primeiro evento realizamos algumas discussões sobre a matemática pura e aplicada. Já nesta sexta-feira, além das discussões sobre o tema em sala de aula, os estudantes resolverão algumas questões das provas anteriores para fortalecer, ainda mais, a preparação para a segunda edição da prova, que acontecerá no dia 8 de outubro”, ressaltou.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e escolas privadas. A finalidade da prova é estimular o estudo da Matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a um material didático de qualidade.

Fonte: Prefeitura de Criciúma