- PUBLICIDADE GOOGLE-

Concurso de Jardins de Joinville traz dicas para harmonizar plantas, cores e formas

Até a próxima sexta-feira (30/9), a Prefeitura de Joinville está com inscrições abertas para mais uma edição do Concurso de Jardins. O objetivo é estimular os joinvilenses a colorirem seus ambientes com mais flores e plantas.

De acordo com o orquidófilo da Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Luiz Carlos Gonçalves, quanto mais colorido, mais bonito é o jardim. O local pode harmonizar desde palmeiras, bromélias, flores de época e plantas ornamentais.

Continua após o anúncio

“Há uma infinidade de opções de plantas e flores: espatifilo, boca de leão, antúrio, arondinas e orquídeas, além das rosas, suculentas, cactos e outras variedades”, enumera o orquidófilo.

Além de escolher entre a diversidade de cores e formas, o cuidado com o solo é um ponto fundamental para manter um jardim bonito e saudável. A orientação é fazer preparo com a terra bem adubada, além de evitar o acúmulo de água, que deixa o terreno encharcado. Em relação à rega, de acordo com o clima, pode ser feita apenas uma vez por semana, caso não chova.

Continua após o anuncio

A limpeza é outro importante ponto para a manutenção dos jardins, com a retirada de flores e folhas mortas, bem como controle de pragas como lesmas e caramujos.

E Luiz Carlos lembra que algumas plantas funcionam como repelentes naturais e podem ser utilizadas nos jardins como ornamentação e, também, para afastar insetos indesejados.

Continua após o anúncio

“Alfazema, manjericão, arruda, mal-me-quer, citronela, capim-de-cheiro, cravo da índia, lavanda, além do Epidendrum, muito usado nos orquidários para servir de iscas para insetos antes de chegarem nas orquídeas”.

Para quem mora em apartamento ou em espaços reduzidos também há formas de ter o seu pequeno jardim, com algumas adaptações.

“É indispensável que haja entrada de luz pelo menos durante meio período do dia. Também é melhor optar por plantas meia sombra como as samambaias e os lírios da paz”, reforça o orquidófilo.

Para quem deseja um ambiente mais colorido, a opção é instalar uma treliça na parede onde podem ser pendurados vasos com flores da estação.

Concurso de Jardins

O Concurso de Jardins vai premiar, ao todo, dez jardins, de nove categorias e um destaque geral chamado de Exuberância em Flores. O objetivo é reconhecer pessoas e instituições que contribuem para que a cidade seja florida por todo o ano.

Os interessados podem se inscrever no site da Prefeitura até o próximo dia 30 de setembro. Cada participante poderá se inscrever em uma das seguintes categorias: Jardim Residencial Urbano; Jardim Residencial Rural; Jardim Escolar; Jardim de UBSF; Jardim Empresarial; Jardim de Edifício Residencial; Jardim de Edifício Comercial; Jardim de Praças (Joinville Mais Bonita); Canteiros e Rotatórias (Joinville Mais Bonita).

Durante o mês de outubro, a comissão julgadora do concurso vai visitar os locais sem data ou horário marcado. Eles darão nota para os espaços considerando os quesitos manutenção, harmonia, recursos paisagísticos, vigor e estado das plantas, além de dimensões do jardim ou canteiro. A premiação ocorre em novembro, mês em que ocorre a Festa das Flores na cidade.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais