- PUBLICIDADE GOOGLE-

4º Pedal “Juntos Salvamos Vidas no Trânsito” reuniu entidades socorristas de BC

O público pôde participar de um passeio ciclístico e acompanhar uma simulação de resgate em caso de acidente de trânsito

Ocorreu neste domingo (25), o 4º Pedal “Juntos Salvamos Vidas no Trânsito”, entre a Barra Sul e a Praça Almirante Tamandaré. O evento, promovido pelo BC Trânsito e Associação dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú (AATBC), ofereceu ao público um passeio ciclístico pela Avenida Atlântica, e uma demonstração de resgate e atendimento, em caso de acidente no trânsito, pelas entidades socorristas que atuam no município.

Continua após o anúncio

A largada do passeio ciclístico foi às 9h, na frente do letreiro “Eu Amo BC”, seguiu pela Avenida Atlântica, e encerrou na Praça Almirante Tamandaré. Durante o pedal, os ciclistas participantes foram acompanhados pelas Bikelâncias dos Bombeiros Voluntários, da Força Voluntária Balneário Camboriú.

Após o passeio ciclístico, na Praça Almirante Tamandaré, houve uma simulação de um acidente de trânsito, com seis vítimas, que precisaram ser atendidas. O objetivo da encenação foi demonstrar o trabalho realizado pelas instituições que atuam em resgates quando há acidentes no trânsito, são elas: Agentes de Trânsito, ARTERIS, Bombeiros, Bombeiros Voluntários, CIRETRAN, Motolâncias, Guardas Municipais, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e SAMU. No total, 75 socorristas participaram da simulação.

Continua após o anuncio

A estudante Ana Cristina Arend Ilha, de 17 anos, foi voluntária na simulação. Ela interpretou a vítima que ficava no banco carona presa nas ferragens do carro. Por conta da veracidade da demonstração do resgate, Ana comenta que ficou um pouco nervosa, principalmente no momento em que os Bombeiros cortaram as ferragens. “Fiquei tensa, mas foi bem legal. Os socorristas foram bem profissionais. A todo momento eles conversavam comigo para que eu ficasse calma. Parecia que eu era realmente uma vítima”, relata.

A enfermeira e coordenadora do SAMU Municipal, Claudia Laucsen, explica que esse tipo de situação, simulada no evento, acontece diariamente, e o SAMU precisa ser ágil, cuidadoso e transmitir calma para as vítimas.

Continua após o anúncio

Quem também ajudou foi o Corpo de Bombeiros. O 2º Sargento Rubens Baukat Filho, explica que na simulação foi utilizado uma tesoura hidráulica, desencarcerador hidráulico e expansores. Todos esses equipamentos são usados para resgatar vítimas que ficam presas em ferragens quando sofrem um acidente veicular.

O 4º Pedal “Juntos Salvamos Vidas no Trânsito” encerrou por volta das 11h40, sendo acompanhado por cerca de 200 pessoas. A Presidente da Associação dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú (AATBC), e organizadora do evento, Inês Arend, se diz grata pela participação das entidades e que, de modo geral, o pedal foi um sucesso. “Dia 25 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Trânsito. E esse evento vem justamente para isso: chamar a atenção da população para que prestem atenção em seus comportamentos no trânsito, e adotem comportamentos seguros, a fim de se evitar acidentes”, pontua.

Conforme o Presidente da BC Trânsito, Ricieri Ribas Moraes, o 4º Pedal “Juntos Salvamos Vidas no Trânsito” une a informação com a educação. “É muito importante todas as entidades estarem nas ruas prestando atendimento à população. Mas também podemos ser um canal de informação para ajudar ainda mais os moradores de Balneário Camboriú”.

________
Informações adicionais:

BC Trânsito
(47) 3267-7001

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Paulo Wais
Fotos: Paulo Wais
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais