- PUBLICIDADE GOOGLE-

LIC: espetáculo Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga estreia terça-feira

Versão abrasileirada da peça “Ubu Rei ou Os Poloneses”, o espetáculo “Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga” estreia terça-feira (27), às 14h, na Escola Francisca Alves Gevaerd, no Bairro da Barra. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o espetáculo vai circular por escolas públicas e particulares da cidade após a estreia.

Na peça original escrita pelo dramaturgo francês Alfred Jarry em 1888, Ubu é um personagem cruel e covarde, que assassina o rei, assume o trono e passa a exercer o reinado de forma brutal e sanguinária. A obra influenciou movimentos artísticos como o Surrealismo e o Teatro do Absurdo. Com uma estética vanguardista e visão sarcástica da sociedade, o trabalho de Jarry é um marco da dramaturgia moderna. Em “Ubu Rei! Uma Metáfora Mamulenga”, os atores Sebastian Marques e Rafaela Peralta adaptaram o clássico para o teatro de bonecos e abrasileiraram os personagens da trama. Os bonecos possuem características não vistas em outras peças dessa natureza, pois foram criados exclusivamente para essa versão da obra. Eles foram esculpidos pela Associação Cultural dos Mamulengueiros Artesãos de Glória de Goitá (PE), com mulungu (um tipo de madeira ao mesmo tempo macia e consistente). Os mamulengos são fantoches típicos do Nordeste brasileiro, especialmente comuns em Pernambuco.

Continua após o anúncio

O espetáculo narra, com muito humor, a história de Pai Ubu, o anti-herói, que, guiado pelos caprichos de Mãe Ubu, esposa dele, decide destronar o rei e roubar-lhe a coroa.

Sobre Sebastian Marques
Ator, diretor de teatro e poeta, Sebastian Marques é artista engajado na difusão da cultura popular e das tradições regionais do Brasil. Além de atuar como ator e diretor, publicou livros, entre eles a obra “Não Nego Cio”, dedicada à escritora Hilda Hilst. Pesquisador da cultura popular, encontrou na paixão pelo teatro de bonecos, mais especificamente pelo mamulengo, a maneira de expressar seus anseios artísticos. Em 2002, lançou o Ponto de Cultura Inventor de Sonhos, em Joaquim Egídio (distrito de Campinas, em São Paulo). Ali, durante dez anos, comandou o primeiro teatro de bonecos do Estado de São Paulo. Com seus bonecos, viajou pelo sertão do Brasil e por países como Chile, Bolívia, Argentina e Equador. É também fundador do Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos (CPTB) e editor da Revista Barraca de Mamulengo. Em 2019, mudou-se para Balneário Camboriú, e encarregou-se de levar a poesia dos mamulengos para toda a região do litoral catarinense.

Continua após o anuncio

Sobre Rafaela Peralta
É atriz-pesquisadora, produtora, integrante do grupo cultural Inventor de Sonhos e da Rede Catarina de Palhaças de Santa Catarina. É também editora da Revista Barraca de Mamulengo.

_______

Continua após o anúncio

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais