- PUBLICIDADE GOOGLE-

Semudes e Comped lançam campanha “Essa Vaga é minha”

O dia 21 de Setembro é marcado pelo dia Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências. Em alusão a esta data a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), está lançando a Campanha: “ Essa Vaga é minha: Se você NÃO é PcD, não use nem por um minuto”.

A campanha tem o objetivo  de sensibilizar sobre as vagas de estacionamento destinadas exclusivamente a veículos que transportam pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção (PcD).

Continua após o anúncio

A motivação de criar a ação partiu após relatos da dificuldade que os PcDs encontram na hora de exercer o seu direito, como é o caso de Rodnei Almeida que tem um filho deficiente e utiliza as vagas para transportar o adolescente.

“A vaga de PcD traz um grande benefício para a população, uma pessoa com deficiência passa por muitas dificuldades de locomoção. Os cidadãos que usam as vagas e não são credenciadas sempre falam a mesma desculpa de que é por pouco tempo ou que não haviam visto, mas é sempre a pessoa com deficiência que está abrindo mão dos seus direitos”, revela Rodnei Almeida, pai PcD e membro do Comped.

Continua após o anuncio

Como parte das atividades serão distribuídos panfletos em diversos locais da cidade para conscientizar o blumenauense. Assim buscando  conscientizar e informar a população da importância de respeitar o uso de vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Planejamento, existem 39 vagas espalhadas pelas ruas de Blumenau, além das vagas de estabelecimentos públicos e privados que não são contabilizadas.  As vagas para PcD são um direito garantido pela legislação, de acordo com o artigo 181, XX do Código de Trânsito Brasileiro, incluso pela Lei de nº 13.146 de junho de 2015, Decreto Federal 5296/2004 e Lei n. 13.281 de 04 de maio de 2016.

Continua após o anúncio

“Recentemente o município aumentou o número de vagas para pessoas com deficiência e também a quantidade de transportes públicos adaptados, porém, é muito importante que a população se conscientize quanto ao uso indevido destas vagas.”, destaca Maria Regina Soar, prefeita em exercício do município.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), é responsável por garantir o controle social e a participação popular no planejamento, discussão, elaboração, implementação e avaliação das Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência no município.

postada em 21/09/2022 15:44 – 6 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais