- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura vai reconstruir trapiche da praia da Saudade, em Coqueiros

A Prefeitura de Florianópolis vai reconstruir uma tradicional estrutura à beira-mar da cidade: o trapiche do Largo dos Menezes, na praia da Saudade, em Coqueiros, no Continente. O prefeito Topázio Neto e o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, assinaram a ordem de serviço para início da obra na tarde desta quarta-feira (21). No passado, o píer dava acesso a uma ilhota que tinha estrutura que abrigou os restaurantes Arrastão, na década de 1960, e Beliscão, no anos 1970. Mais essa obra na praia, que já está tendo a sua orla revitalizada, atende a um pedido do Ministério Público Estadual e será conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

O novo píer será feito no lugar do que existia ao final da Rua Vereador José do Vale Pereira, uma vez que a “carcaça” do que sobrou com o passar do tempo será demolida. “A maior diferença é que o antigo trapiche era todo de concreto, e o que irá substituí-lo será do mesmo material, porém, com piso de madeira tipo deck, já que não só servirá de travessia para pedestres como terá plataforma de contemplação com bancos e pergolado”, explica o prefeito Topázio.

Continua após o anúncio

A estrutura que avança mar adentro até a ilhota – que é terra da marinha e, portanto, área de patrimônio da União, podendo ser utilizada por pessoa física ou jurídica por meio de cessão de uso – tem 95 metros de extensão e três metros de largura com 301,89 m2 de área total. A edificação do novo trapiche tem prazo de um ano para ser concluída, trabalho que será executado pela Construtora Neves & Goulart Ltda. – ME. As obras correspondem a um investimento no valor de R$ 2.480.726,49.

Para o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, “um novo trapiche na praia da Saudade era uma reivindicação antiga dos moradores e dos frequentadores deste local. Será mais um atrativo para desenvolver o turismo juntamente com a nova orla de Coqueiros que já está em obras”.

Continua após o anuncio

Para o secretário do Continente e Assuntos Metropolitanos, Guilherme Pereira, “o trapiche da praia da Saudade faz parte da história de Coqueiros. Nas décadas de 1960 e 70, as melhores praias ficavam no Continente e, nas férias, as famílias buscavam a região para a época de descanso. Na ponta do trapiche, o restaurante Arrastão era famoso e muito frequentado pelos moradores e turistas. A reconstrução do trapiche, e a eventual edificação de um café/observatório/espaço cultural sobre a ilhota será com certeza um novo ponto turístico e área de lazer da cidade.”

Revitalização da orla de Coqueiros

Continua após o anúncio

A orla de Coqueiros vem sendo revitalizada desde a primeira quinzena de junho, de modo que serão contemplados os 770 metros de extensão contínuos que perfazem as praias do Riso, da Saudade e do Meio, nesta ordem, sentido Abraão. A ideia é que toda a região seja dotada de ampla infraestrutura de lazer. Sendo que, dentre os vários equipamentos a serem implantados, destacam-se os novos decks, que vão contar com guarda-corpo metálico e escadas para acesso à praia por estarem em nível superior. Esses decks serão descontínuos justamente para não causar transtornos aos transeuntes no trajeto à orla, em dias de maré alta.

As obras ainda englobam a revitalização dos passeios (calçadas) de petit pavê existente ao logo das praias; a instalação de mobiliário urbano que inclui bancos de madeira sem encosto e lixeiras; a execução de paisagismo com plantio de grama nos canteiros nos entornos das palmeiras, assim como plantio de arbustos e árvores ornamentais – atualmente existem apenas as palmeiras – e a implantação de faixas elevadas nas pistas de rolamento em frente da orla para acessibilidade aos decks.

Na praia do Riso, onde os trabalhos começaram primeiro, já foi concluída a cravação das estacas e está em andamento a montagem da estrutura do deck e a execução dos meio-fios em concreto para as calçadas. Enquanto, na praia da Saudade, foram cravadas as estacas e estão sendo preparadas para receber a estrutura do deck.

Os serviços estão sendo executados pela empreiteira STC – Serviços de Terraplanagem e Construção Ltda. e têm prazo até março do ano que vem para serem concluídos. O investimento total corresponde à R$ 7.010.277,77.


Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais