- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Joinville lança Plano Municipal de Arborização com plantio de árvores e doação de mudas

Nesta quarta-feira (21), data em que se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SAMA), instituiu o Plano Municipal de Arborização (PMA). O ato de assinatura do Decreto 50.590/2022 teve a presença da vice-prefeita Rejane Gambin, do secretário da SAMA, Fábio Jovita e da primeira-dama do município, Bianca Mazon Silva, além de vereadores, servidores e representantes de entidades setoriais.

O evento aconteceu na rua Timbó, onde começaram a ser plantadas as primeiras 190 árvores do PMA. A via foi escolhida por já possuir infraestrutura adequada para receber as plantas.

Continua após o anúncio

Iniciado em 2016 e retomado no ano passado pela Secretaria do Meio Ambiente, o PMA foi elaborado pela Comissão de Arborização Pública formada por profissionais da SAMA, da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (SEPUR), Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA) e Secretaria de Segurança e Proteção Pública (SEPROT).

O plano prevê diretrizes das espécies arbóreas que podem ser plantadas ao longos das ruas e avenidas, de forma que a vegetação seja compatível com as condições existentes no local, considerando a largura das vias e calçadas, a infraestrutura relacionada aos serviços públicos (energia elétrica, telefonia, rede subterrânea de água e esgoto) e equipamentos públicos (semáforos, iluminação pública, postes, ponto de ônibus, fachadas comerciais, acessibilidade, entradas de garagem), dentre outros.

Continua após o anuncio

“O documento traz a padronização de espécies e as configurações de onde as árvores podem ser plantadas. É um plano estratégico não apenas para o Poder Público, mas para todos os munícipes”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fábio Jovita.

Para a vice-prefeita Rejane Gambin, o Plano Municipal de Arborização é um avanço que vai contribuir diretamente para o futuro de Joinville: “Teremos uma cidade mais verde e florida, com as árvores ideais plantadas nos lugares corretos. Nossa cidade estará mais bonita, com ar mais puro e clima mais ameno no verão”.

Continua após o anúncio

Logo após a assinatura do documento, a vice-prefeita Rejane Gambin, acompanhada pela primeira-dama Bianca Mazon Silva, pelo secretário Fábio Jovita e por vereadores, fizeram o plantio da primeira árvore que simboliza a implantação do PMA, uma jovem pau-ferro, espécie de grande porte, nativa da Mata Atlântica.

Doação de mudas

Também na quarta-feira (21/9), em alusão à programação do Dia da Árvore, a Sama realizou mais uma ação do programa “Adote uma Árvore”, com a doação de mudas, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da prefeitura, na rua Dr. João Colin.

Das 8h às 13h, foram doadas cerca de 200 mudas de árvores frutíferas e ornamentais, tais como ipês roxo e amarelo, palmito juçara, araçá, aroeira, mulungu, quaresmeira e pitanga.

Além da distribuição das plantas, a equipe da SAMA ofereceu ao público orientações sobre as espécies, dicas de cultivo e cuidados após o plantio e, ainda, informações sobre os parques e Unidades de Conservação da Natureza de Joinville, locais abertos à visitação.

A dona de casa Ébini Duarte levou para casa duas mudas, uma de pitanga e uma de quaresmeira. A ideia é cultivá-las no quintal de casa, no bairro Petrópolis, com a ajuda dos filhos gêmeos, de 7 anos, e da caçula, de 3 anos.

“Tenho outras árvores em casa e gosto muito de flores. Para as crianças é bom porque se divertem e têm uma sombra para brincarem nos dias quentes”, contou.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais