- PUBLICIDADE GOOGLE-

Tucanos Du, Dudu e Edu são os novos moradores do Zoobotânico de Joinville

Os três amigos que protagonizavam o popular desenho animado exibido no início dos anos 2000, Du, Dudu e Edu, serviram de inspiração para batizar os novos moradores do Parque Zoobotânico de Joinville, um trio de tucanos-de-bico-verde.

Resgatados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS), em Florianópolis, há cerca de um ano, os três tucanos são da espécie Ramphastos dicolorus e não apresentam condições de retornar ao seu habitat natural.

Continua após o anúncio

“Essas aves chegaram muito jovens ao CETAS e, como não cumpriram os critérios de soltura por serem muito dóceis, não puderam ser reintroduzidos na mata”, explica a veterinária Camila de Brito, coordenadora da Unidade de Parques e Praças da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (Sama).

Os tucanos chegaram ao Zoobotânico de Joinville no mês de agosto. Desde então, foram submetidos a exames de sexagem (que comprovou se tratar de três machos), de sangue e parasitológico.

Continua após o anuncio

Após a comprovação de que estavam saudáveis, puderam ser transferidos para o viveiro na área pública do parque, onde deverão viver recebendo os cuidados necessários e, sobretudo, encantando o público com sua beleza exuberante.

Cuidados e acessibilidade

Continua após o anúncio

De acordo com Camila, o espaço onde Du, Dudu e Edu vivem agora já foi a morada do casal de tucanos que habitava o Zoobotânico anteriormente e que faleceu há alguns anos por causas naturais.

“O viveiro é amplo e atende às normativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Deixamos o espaço em condição o mais próximo possível da natureza, com bastante árvores e folhagens”, completa.

Assim como os amigos do desenho animado, os tucanos Du, Dudu e Edu possuem características bem diferentes.

O Edu, por exemplo, é independente e costuma voar alto. Já o Dudu, possui uma pequena falha na calda mas, com o tempo, suas penas devem se regenerar. Já o Du, menorzinho da turma, inspira cuidados especiais.

E Camila explica: “Du é o mais jovem e tem dificuldade para voar. Por isso, o viveiro foi devidamente adaptado. Instalamos puleiros acessíveis e uma casinha mais baixa. Ele tem essa limitação e, por isso, precisamos acompanhar se ele está conseguindo se alimentar e chegar ao abrigo para se proteger nos dias de frio”.

Os tucanos-de-bico-verde são nativos de Mata Atlântica. Em relação à alimentação, são onívoros, ou seja, comem frutas, sementes e ovos de outros pássaros.

Atualmente, o Parque Zoobotânico de Joinville abriga cerca de 140 espécies de animais. Entre eles, estão aproximadamente de 25 espécies de aves, 15 mamíferos, além de diversos répteis.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais