Criciúma faz ação ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

- PUBLICIDADE -

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente neste dia 21 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CODEC), em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, chama atenção para ação neste sábado (24), na Praça Nereu Ramos, com início às 9h, e que se estenderá até às 13h. Esta menção, visa apresentar e divulgar o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social.

O presidente do Conselho, Rodolfo Ignacio Martinelli, fala sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “Este dia é importante para dar visibilidade a essas pessoas, que, muitas vezes, não conseguem ter a mesma acessibilidade aos locais e às oportunidades que as pessoas sem deficiências têm”, frisa. 

“Acessibilidade é uma questão de justiça. Todos os imóveis precisam estar com suas calçadas e passeios públicos nos termos das normas ABNT NBR 9050/2020 e ABNT NBR 16.537/2016. Com a mudança, os cidadãos com dificuldades de locomoção terão mais acessibilidade”, afirma o presidente.

Aproximação com o mercado de trabalho

Auxiliar na integração da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, também é objetivo do Governo do Município, que tem buscado mudar a realidade do cidadão, com mais dignidade, por meio do trabalho e renda. Pensando nisso, o CODEC desenvolveu, junto à Secretaria, o acesso facilitado às vagas disponíveis para PCDs na Central de Emprego.

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Edla Mazzuco Coan, promover a inclusão dentro do mercado de trabalho também faz parte desta ação. “Hoje a demanda das empresas está maior que a oferta, e com isso, as empresas encontram dificuldades em receber candidatos interessados em preencher as vagas específicas para pessoas com deficiência”, destaca. 

“A Central de Empregos que fica localizada na Galeria do Terminal Central, em um ponto fixo de atendimento, alerta para as vagas em aberto. As pessoas interessadas podem cadastrar seus currículos no site bit.ly/3abmSu3. As entrevistas podem ser marcadas de forma presencial ou virtual, em uma sala na própria central”, finaliza Edla.

Fonte: Prefeitura de Criciúma