- PUBLICIDADE GOOGLE-

Boi de Mamão do Programa Bairro Educador se apresenta no aniversário da Biblioteca Barreiros Filho

Os personagens da oficina de Boi de Mamão, do Programa Bairro Educador, fizeram a alegria de crianças e adultos que participaram das comemorações dos 66 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, no bairro Estreito.
 
O responsável pela apresentação foi Márcio Guimarães, 48 anos, que atua na sede do Morro da Mariquinha. O professor ainda desafiou os estudantes do Monte Cristo a realizarem um número improvisado, com apenas uma rápida explicação dos acontecimentos dessa tradição folclórica. E eles deram um show na execução, arrancando aplausos dos presentes como forma de aprovação.
 
“Ficamos muito felizes de ter o Programa Bairro Educador fazendo parte das nossas festividades. É preciso oportunizar mais momentos como esses para que nossa cultura continue sendo passada de geração em geração e não caia no esquecimento”, ressaltou a coordenadora da biblioteca, Flávia Vieira Wilberstaedt.
 
 
“Não tem criança que não se encante com os personagens do boi de mamão. Hoje foi uma experiência diferente para eles. Chegaram aqui achando que iam só participar da festa como convidados, mas acabaram sendo a atração principal”, destacou o professor Márcio Guimarães.
 
Cultura e educação caminhando lado a lado
 
 
A oficina do boi de mamão tem o objetivo de manter viva a tradição açoriana, assim como oportunizar aos participantes a confecção e interpretação de personagens que a maioria deles não conhecia ou nunca puderam ver de perto. A garotada também tem a chance de se apresentar em vários locais da cidade.
 
 
“É muito importante que cultura e educação sempre caminhem lado a lado. Na biblioteca, tivemos a oportunidade de mostrar a arte do nosso boi de mamão no espaço que foi todo reformado e está pronto para receber a comunidade com muito conforto” afirmou Bruno Becker, superintendente do Programa Bairro Educador.
 
 
Para aqueles que conseguiram ver a apresentação, a lembrança do tempo de criança veio à mente. É o caso da dona Terezinha Kuhlkamp, 67 anos, natural da cidade de Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí, mas que mora há dez anos em Florianópolis.
 
 
“Na minha infância, eu quase não brincava, vivia ajudando meus pais no trabalho da roça. Lembro de ver pela primeira vez esse tipo de apresentação na festa de São João, lá na minha cidade. Achei muito legal saber que aqui na Capital tem um Programa que estimula as crianças a participarem dessa manifestação folclórica”, declarou a aposentada.
 
 
As aulas da oficina de Boi de Mamão do Morro da Mariquinha acontecem todas às segundas-feiras, das 17h às 20h. O Bairro Educador é um programa da Prefeitura de Florianópolis, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Instituto Escola de Esporte Cidadã.


Continua após o anúncio

-->

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais