- PUBLICIDADE GOOGLE-

NEI Taquaras está entre as escolas selecionadas em prêmio nacional

Mais de 100 escolas públicas de todo o Brasil inscreveram suas ações pedagógicas para a premiação

A história e cultura do Bairro Taquaras são tema de uma das 10 ações pedagógicas selecionadas pela 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, representadas pelo Núcleo de Educação Infantil (NEI) Taquaras, de Balneário Camboriú. No total, 112 escolas públicas de todo o país se inscreveram para o prêmio, estando o NEI entre as escolas escolhidas. O anúncio foi feito nesta semana, nos portais oficiais da premiação.

Continua após o anúncio

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem. A supervisora escolar do NEI Taquaras, Francieli Taborda, explica como o projeto do Núcleo se encaixa nessa perspectiva. “No nosso caso, relacionamos os saberes produzidos histórica e culturalmente pela comunidade de Taquaras, com nossas práticas. Trata-se de um projeto institucional, então todas as turmas em algum momento, realizarão propostas relacionadas a estes saberes e fazeres”, diz.

O objetivo das ações desenvolvidas pelo NEI é valorizar as práticas culturais que desapareceram ou estão em risco de desaparecimento, como o trabalho dos pescadores artesanais, os pássaros quero-queros que habitam o espaço e a música da folia do terno de reis. Essa valorização se dá através da pesquisa, aliada às brincadeiras e rodas de conversa entre crianças e professoras.

Continua após o anuncio

Em 2021, os pequenos se interessaram pela produção artesanal de farinha em engenho, prática ainda preservada em Taquaras. Com isso, produziram cartazes com fotos e informações sobre o assunto, entrevistaram os moradores, visitaram o engenho, assistiram a documentários produzidos na própria comunidade e trabalharam com livros a respeito do tema, dando visibilidade para uma prática cultural centenária da cidade.

Sobre o Prêmio

Continua após o anúncio

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake é uma iniciativa idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, coordenada por seu Núcleo de Cultura e Participação, e conta com o patrocínio da Innova e do Grupo GPS, com a parceria da Kapitalo Investimentos, com a parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio do Itaú Social e da Estácio e é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O prêmio também conta com a participação do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura. A cerimônia de premiação das escolas será em dezembro, em São Paulo.

_____________________

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Fotos: Divulgação(47) 3267-7022

           
  www.instagram.com/prefeituradebc   
        

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais