Escola Jorge da Cunha Carneiro recebe exposição ‘Rádio em Movimento’ em Criciúma

- PUBLICIDADE -

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Em comemoração ao centenário do rádio no Brasil, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge da Cunha Carneiro, do bairro Próspera, recebeu na tarde da última quinta-feira (15) a exposição itinerante ‘Rádio em Movimento’, promovida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). O projeto passará por oito entidades regionais da instituição, e no Sul, Criciúma foi o município escolhido para receber a apresentação.

Neste ano estamos vivenciando momentos especiais. Comemoramos o Bicentenário da Independência, e essa semana comemoramos junto dos nossos alunos os cem anos do rádio no Brasil. É importante trazer a eles a importância que o rádio teve na organização social do nosso país”, ressaltou o secretário de Educação, Miri Dagostim.

A ação trouxe réplicas antigas estilo “capelinha”, com intervenção artística de Luciano Martins, Caio Borges e Xico Bracht. Os aparelhos ficaram expostos para os 180 alunos dos 3°s e 4°s anos do Ensino Fundamental I. Durante a exposição, os estudantes foram convidados a pintar um desenho do mesmo aparelho de rádio e os autores das melhores pinturas receberam diplomas e brindes da Acaert. “É um momento muito especial para a escola. É um movimento que deixa nossas crianças felizes por ser algo diferente. Agradecemos a Acaert por esse projeto e por essa oportunidade”, frisou o diretor da EMEB Jorge da Cunha Carneiro, Adriano Maragno Osellame

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Fabiana Manenti Martinhago, comentou a importância dos projetos extracurriculares para o ambiente escolar. “Mostrar para os estudantes a importância da história do rádio e a transformação que houve ao longo do tempo, pontuando a importância do rádio para a Educação na década de 20, movimenta a escola com um momento de aprendizagem que vai além dos muros da unidade”, destacou.

Os aparelhos foram enviados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), que está promovendo atividade em nível nacional para comemorar o centenário do rádio. O projeto passará ainda por Chapecó, Caçador, Lages, Joinville, São Bento do Sul, Blumenau e Florianópolis.

Fonte: Prefeitura de Criciúma