- PUBLICIDADE GOOGLE-

Exposição artística abre para visitação na Casa da Cultura

A exposição “O todo é maior que a soma de suas partes”, de Nestor Varella, é a primeira mostra a ser lançada neste ano, por meio do edital de ocupação das galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. A abertura da mostra será na quinta-feira (22), às 19h, e as obras seguirão em exibição até o dia 15 de outubro, na Galeria Mauro Caelum. A entrada é franca e a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

O trabalho de Nestor Varella reflete questões atuais do artista, que ele traz para as obras. Há dois anos ele dorme ao lado de um pedaço de espelho encontrado na rua. O espelho mede cerca de um metro por cinquenta centímetros, o que possibilita que o encaixe perfeitamente entre a sua cama e o guarda-roupa. Ele olha o seu reflexo todos os dias, o seu quarto é um labirinto de espelhos e vive acompanhado de sua própria imagem. Os espelhos que Varella tem – que constituem esta coleção – e que são apresentados na exposição foram resgatados das ruas de Itajaí. Estes espelhos já refletiram tantas imagens nas casas em que moraram, refletiram as ruas da cidade e agora refletem o seu corpo fragmentado.

Continua após o anúncio

A mostra propõe ainda uma retrospectiva de trabalhos produzidos entre 2018 e 2022, contornados por séries fotográficas produzidas entre um diálogo da câmera com o corpo do artista e com estes conjuntos de espelhos. Entre o corpo e o espelho, a câmera registra uma multidão de reproduções do seu próprio ser. Os espelhos transformam a experiência em espetáculo, múltiplos Nestores se estilhaçam sobre o plano mágico de reflexão.

“Fragmentado entre as lâminas reflexivas, sou despedaçado e reconstruído constantemente. Creio que quando se quebra um espelho, nunca se perde, sempre se ganham novas partes”, afirma o artista.

Continua após o anuncio

Calendário de exposições segue até 2023

Neste ano, 21 propostas artísticas foram selecionadas no edital de ocupação das galerias. O calendário de mostras artísticas das galerias do município inicia com esta exposição e segue até o próximo ano, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. Cada proposta aprovada receberá o valor de R$ 4 mil para realização da exposição. O tempo de cada exposição se estenderá por um período médio de 30 dias.

Continua após o anúncio

Serviço
Exposição “O todo é maior que a soma de suas partes” de Nestor Varella
Visitação de 22 de setembro a 15 de outubro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura – Rua Hercílio Luz, 535, Centro
Entrada franca

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais