- PUBLICIDADE GOOGLE-

Crianças do NEI Brilho do Sol de BC pesquisam sobre tradições, folclore, lendas e costumes

Pesquisa sobre os habitos familiares, comidas típicas da região, personagens folclóricos, locais históricos, e tradições foram algumas das atividades desenvolvidas no projeto cultural “Quem mora no nosso folclore?”. Ao todo 67 alunos, de zero a cinco anos, do Núcleo de Educação Infantil Brilho do Sol, no Bairro Estaleiro, participaram do Projeto, que envolveu toda a comunidade escolar.

O Projeto foi trabalhado durante todo o mês de agosto, pesquisando elementos culturais que compõem as crenças e tradição de nossa gente. De forma divertida, buscando atrair a atenção dos pequenos, o Projeto mostrou os hábitos da região, focando em elementos da nossa cultura como a música, histórias e causos, personagens, alimentos, festas, e brincadeiras .

Continua após o anúncio

Grupos folclóricos que representam a cultura regional e dos povos que constituem nossas etnias estiveram no Núcleo e promoveram atrações com músicas, danças e apresentações, como boi de mamão, e bonecos gogantes. Pesquisas nas famílias, buscando costumes de nossos ancestrais, também foram feitas pelos alunos, que levaram ao Núcleo, como resultado, fotos, objetos, “causos” dos seus avós e receitas de culinária tradicionais. A pesquisa com seus familiares também revelou elementos que compõem trabalhos manuais e artesanais, elaborados pelos antigos.

Entre as diversas atividades desenvolvidas no projeto estão o resgate de brincadeiras antigas como rodas de canção, jogo de peteca; concurso de receitas familiares tradicionais; confecção de bois – personagem folclórico do Boi de mamão, com caixas de papelão; visita ao Engenho de Farinha no Taquaras; oficinas de papel marchê e passeio para visitar o acervo cultural do Bairro da Barra.

Continua após o anuncio

_________________________

Continua após o anúncio

Secretaria da Educação

(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação

Jornalista: Alexandra Gonzalez Santos

Fotos: Divulgação

(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br        

   

www.instagram.com/prefeituradebc     

   

   

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais