Acolhidos da Passarela da Cidadania concluem formação em cursos profissionalizantes

- PUBLICIDADE -

Nesta sexta-feira, 09 de setembro, pessoas em situação de rua atendidas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, receberam certificação de cursos profissionalizantes e do EJA – Educação de Jovens e Adultos, em cerimônia realizada na Passarela da Cidadania, serviço onde estão acolhidos.
 
Na turma da EJA, modalidade de ensino voltada principalmente para pessoas que não tiveram acesso ou deixaram de concluir os estudos no tempo regular, cinco pessoas comemoram o encerramento da etapa de aprendizado. Rosineia de Matos, de 48 anos, foi uma delas. “Através da EJA eu consegui ter contato com muitas coisas, debater bastante. As aulas me auxiliaram para preencher um vazio que eu tinha. Tive redação, história, outras ciências, foi muito bom ter contato de novo com esses temas, um grande aprendizado”.
 
Já nos cursos profissionalizantes oferecidos na Passarela da Cidadania, sete alunos se formaram. Três no curso de cozinheiro, dois no de garçom e outros dois no curso de barbearia. “Aprendi muito e hoje me sinto preparado para já começar a atuar na área de barbeiro, inclusive já fiz uns trabalhos nisso. Vai me auxiliar nessa nova etapa da minha vida, que já estou trabalhando em um restaurante do Mercado Público, mais uma possibilidade, logo consigo me estabilizar e arrumar meu cantinho”, esperança Igor Correa, 26 anos, pouco antes de receber o certificado.
 
As formações fazem parte das iniciativas proporcionadas para ampliar a chance de acesso ao mercado de trabalho por essa população. “Toda busca por aprendizado resulta em transformação e esse é o caminho mais assertivo para a construção de um novo projeto de vida. Cada acolhido formado hoje, seja no EJA ou nos outros cursos, deu um passo fundamental”, comenta o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social, Sandro Andretti.
 

galeria de imagens


Fonte: Prefeitura de Florianópolis