- PUBLICIDADE GOOGLE-

Monumento do Bicentenário da Independência é inaugurado em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Monumento do Bicentenário da Independência do Brasil foi inaugurado nesta sexta-feira (9). O obelisco de 20 metros de altura foi instalado no alto do Morro Cechinel, em comemoração aos 200 anos da Independência. Entidades da sociedade civil, autoridades, escolas da rede municipal de ensino e moradores estiveram presentes para prestigiar o ato.

Continua após o anúncio

O obelisco foi idealizado pelo prefeito Clésio Salvaro e projetado pelo arquiteto André De Luca, da Prefeitura de Criciúma. Ele foi doado ao município pela empresa BPM Pré-Moldados. “A inauguração deste monumento é mais uma grande conquista e um presente para a cidade de Criciúma. A construção dele vai simbolizar e resgatar, ainda mais, o amor à pátria na cidade e ao nosso município que durante anos, infelizmente, foram deixados de lado”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Fechamento da Cápsula do tempo

Continua após o anuncio

Além disso, as comemorações do Bicentenário da Independência, celebrado na última quarta-feira (7), também foram marcadas pelo fechamento de uma cápsula do tempo nesta sexta-feira (9). O ato de fechamento contou com a participação de alunos e professores da Secretaria de Educação, além de entidades e funcionários do Governo Municipal para ser reaberta somente em 7 de setembro de 2032.

“Os estudos e a divulgação da ciência em nossas escolas da rede municipal de ensino, é algo que estamos trabalhando e desenvolvendo cada vez mais, principalmente, em 2022. Desse modo, o fechamento dessa cápsula é uma forma de os estudantes fazerem parte da história de Criciúma. Assim, desenvolvendo, ainda mais, suas curiosidades nos estudos científicos e suas criatividades imaginando como será o município de Criciúma após dez anos”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Continua após o anúncio

A cápsula foi construída com 60 centímetros de diâmetro e quase um metro de altura, sendo fechadas com cartas dos estudantes dos Clubes de Astronomia, contendo fotos e documentos na finalidade de guardar lembranças do passado. Além de incentivar os estudantes a pensarem sobre como será o município de Criciúma, do Brasil, do mundo e, principalmente, sobre seus futuros e o futuro da ciência.

De acordo com a estudante, Maria Eduarda Colombo de Souza, essas atividades são importantes para o aprendizado e para estimular ainda mais o gosto pelos estudos. “Eu sou uma pessoa bem tranquila e comunicativa. Então, daqui dez anos meus objetivos são estudar e me dedicar ainda mais, para conseguir conquistar um bom futuro em minha vida”, comentou.

Ainda, segundo a coordenadora-geral da Secretaria de Educação, Cristiane Uliane Freta, foram escritas em torno de 250 cartas, sendo uma prática dinâmica e divertida para elevar a interação social entre os estudantes de diferentes escolas nas comemorações da semana da pátria no município. “Além das cartas dos estudantes, participaram da atividade escrevendo suas cartas o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, os funcionários e secretários do Governo e também os professores da Secretaria Municipal de Educação”, comentou.

Construção do Parque Astronômico

O Monumento do Bicentenário da Independência do Brasil, assim como a cápsula do tempo, fazem parte do Parque Astronômico de Criciúma. O espaço, com área de mais de cinco mil metros quadrados, contará com um planetário digital, exposições de constelações e sala maker. A previsão de inauguração do parque é em seis de janeiro de 2023.

A ideia é que o Parque Astronômico se torne uma referência turística e um local de aprendizado lúdico e prático para os alunos da cidade. Para isso, além do planetário e do laboratório de robótica, o parque terá marcações de constelações e astros na pavimentação, escultura de uma esfera armilar – um instrumento de astronomia aplicado em navegação –, relógio do sol, e esculturas representando os solstícios das estações e os planetas.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais