Blumenau começa a viver as emoções do teatro infantojuvenil

- PUBLICIDADE -

O espetáculo Noite Forrada, da La Luna Cia. de Teatro, de Canelinha, abriu na manhã desta sexta-feira, dia 9 de setembro, o 24º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (24º Fenatib). A atração contou com libras, áudio descrição e teve como palco a sala de teatro do Shopping Park Europeu. O festival prossegue até 16 de setembro, com a apresentação de 18 espetáculos provenientes de nove estados. O evento organizado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) e promovido através da Lei de Incentivo à Cultura Federal, também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (SMC).

A programação com espetáculos voltados ao público infantojuvenil vai ocorrer nos três turnos no Teatro Carlos Gomes (Auditório Willy Sievert e Heinz Geyer), no Auditório Carlos Jardim (Secretaria Municipal de Cultura) e Shopping Park Europeu. A programação completa dos espetáculos e a faixa etária estão no site https://inarti.org.br/programa-24fenatib/.

Voltada para crianças a partir de cinco anos, a dramaturgia que abriu o festival é uma criação da La Luna Cia. de Teatro com direção de Jô Fornari. A história revela fatos de uma cidade bem pequena localizada não muito longe da Serra e bem perto do mar. A localidade escondida no meio das montanhas guarda mistérios. “Essa é a terra de um povo de muita imaginação, gente simples e de grande sabedoria, que tem muita história para contar. Dizem que por lá, coisas estranhas acontecem. Para ouvir os causos e lendas da cidade das Noites Forradas, basta saber imaginar”, diz a sinopse.

Outro espetáculo do primeiro dia do festival foi “Florbela e todas as palavras do mundo”, da Cia. Teatro de Romance, de São Paulo (SP), que teve como palco o Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes. A dramaturgia de Denis Antunes e Tadeu Pinheiro, com direção de Tadeu Pinheiro, foi elaborada para crianças a partir dos seis anos. A peça repleta de musicalidade e poesia faz das memórias da infância um lugar cheio de aventuras e descobertas. “Com seu pai, Florbela aprende todas as palavras do mundo e ao conhecer Renê e Clarinha, ela as vivencia. Juntos, enfrentam as descobertas da humanidade: o amor, a família, a perda, o tempo e a amizade.”

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

postada em 09/09/2022 15:09 – 15 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC