Vigilância orienta escolas sobre cobrança do certificado de vacinação nas rematrículas

- PUBLICIDADE -

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Chapecó vai cobrar das escolas o cumprimento da Lei estadual 17.821, que trata da obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação completa para a matrícula tanto na rede pública de ensino, quanto na rede privada. A lei até prevê um prazo de 30 dias para apresentação, sob pena de comunicação ao Conselho Tutelar.

Na manhã desta quinta-feira foi realizada uma reunião “on line” com representantes das escolas municipais e estaduais, públicas e privadas. Representando a secretaria de Saúde participaram da reunião o coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Galão, a enfermeira responsável pelo Plano Nacional de Imunização em Chapecó, Beatriz Zanfir Damaren, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica responsável pelo Sistena de Informação de Agravos de Notificação, Láisa Jantsch Bandeira.

A equipe da Vigilância ressaltou que houve uma redução na cobertura da vacinação no país, que antes da pandemia era de cerca de 90%, para números atuais em torno de 60%.

Um exemplo é a atual campanha de vacinação, que teve que ser prorrogada até 30 de setembro, por baixa adesão. No país a vacinação está em 34% e, em Chapecó, 40%.

Lembrando que as 26 unidades de saúde estão vacinando de segunda sexta-feira e, no feriado da Independência, foi aberta a unidade da Efapi.

No sábado, mais um horário extra de vacinação, com a unidade de Saúde Norte aberta das 8h às 11h e das 13h às 16h30, para vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um a cinco anos, e também atualização de oturas vacinas, para o público até 15 anos. Para este público estão disponíveis as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC