- PUBLICIDADE GOOGLE-

Cápsula do tempo será fechada nas comemorações do Bicentenário da Independência

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Guardar as lembranças do passado, mas também pensar como será o futuro do município, do Brasil e do mundo após dez anos, é a finalidade do fechamento de uma cápsula do tempo nas comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil nesta quarta-feira (7). A cápsula ficará ao lado do Monumento do Bicentenário da Independência do Brasil, no Parque Astronômico, localizado no Morro Cechinel, e contará com a participação de 150 estudantes da rede municipal de ensino. O objeto que será fechado com cartas dos estudantes dos Clubes de Astronomia conterá fotos e outros documentos, para ser reaberta somente no dia 7 de setembro de 2032, comemorando a semana da pátria junto com a divulgação científica no município. Seu fechamento será realizado durante a inauguração do monumento, a partir das 16h.

Continua após o anúncio

A cápsula terá 60 centímetros de diâmetro e quase um metro de altura. “Esta cápsula motiva a olhar para o futuro como consequência das ações que estão sendo realizadas neste tempo. Para os nossos estudantes da rede municipal, participar de uma reflexão a respeito da realidade na qual estaremos e no seu próprio futuro, é uma forma de buscar algo melhor para si e para as futuras gerações, fazendo parte da história do município e contribuindo para o seu desenvolvimento”, frisou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo a coordenadora de Clubes, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, a construção tanto da cápsula quanto dos materiais que serão fechados, gerou muita motivação por parte dos estudantes. A atividade vai trazer a oportunidade deles pensarem sobre o seu futuro, o do município e imaginando, principalmente, como será o futuro da Astronomia e da Astronáutica.

Continua após o anuncio

“Nós do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, acreditamos que neste dia plantamos uma semente para germinar, crescer e frutificar”, destacou. “Acreditamos que a colheita nesses próximos anos nos trará a surpresa de conhecer grandes cientistas e pesquisadores, ou ainda o primeiro astronauta criciumense!”, completou.

Conforme a coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, são mais de 250 cartas que foram escritas pelos estudantes para serem lidas no futuro. “São materiais carregados de sonhos e com o desejo de que os avanços em tecnologia venham contribuir, constantemente, para o aprimoramento do conhecimento, por meio dos avanços e inovações”, ponderou.

Continua após o anúncio

De acordo com o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, criar uma cápsula do tempo coletiva, além de ser uma prática dinâmica e divertida, faz refletir também sobre os efeitos do tempo na vida das pessoas. Os estudantes que participaram vão presenciar o fechamento da cápsula, num movimento de interação entre os estudantes de diferentes escolas do município. “Essa ação também desenvolve a criatividade e a capacidade de imaginação, principalmente porque os estudantes conseguirão se imaginar daqui dez anos e como será o futuro do mundo ao seu redor”, ressaltou.

Desfile Cívico nas comemorações do Bicentenário da Independência

Para comemorar o Bicentenário da Independência em Criciúma, na próxima quarta-feira também será realizado o desfile cívico-militar, na Rua da Gente ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera. O desfile cívico terá a participação de 63 escolas da rede municipal, além de outras instituições, totalizando mais de 90 entidades participantes. “A expectativa é de que mais de sete mil pessoas desfilem pela Rua da Gente, sendo o maior desfile cívico-militar de Criciúma”, ressaltou Miri Dagostim.

Além disso, uma peça teatral encenada por professores e alunos do projeto Arte nas Escolas, desenvolvido pela Fundação Cultural de Criciúma, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai representar o grito da independência, durante o desfile.

Também nesta quarta-feira (7), a partir das 16h, será inaugurado o Monumento do Bicentenário da Independência do Brasil, no Parque Astronômico que está sendo construído no Morro Cechinel. O monumento terá 20 metros de altura e homenageará os 200 anos de Independência do Brasil.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais