- PUBLICIDADE GOOGLE-

MAB expõe arte ?made in Italy?

Em importante parceria estabelecida pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB) com o curador internacional Massimo Scaringella, a 4ª Temporada de Exposições conta com a mostra Arte Ética em Itália, que traz obras dos artistas italianos Alberto Salvetti, Alessandro Zannier, Carlo Bonfá, Franco Mazzucchelli, Gianfranco Gentile, Jorge R. Pombo, Julia Bornefeld, Marco Bertín, Marco Gradi, Marica Moro e Matteo Mezzadri.

O curador da exposição Massimo Scaringella, em parte do seu texto curatorial comenta: “Os papéis muito diferentes que a arte e seus atores desempenharam ao longo da história, com sua crescente autonomia progressiva de funções e espaços sociais, levaram-nos a esquecer da natureza ética da prática estética. Mas em um mundo percebido como cada vez mais em crise, muitos artistas sentem a obrigação inevitável de recuperar essa natureza, manifestando uma atitude em relação à arte e à sociedade que é totalmente responsável, e também por que não, salvador.”

Continua após o anúncio

Este é o caso dos artistas que se reconhecem no movimento Arte Ética e fazem parte desta exposição, uma geração que representa a reabilitação e manutenção de um nome corporativo, de uma ideia de trabalho artístico como a vida cotidiana, onde a arte escuta e produz para uma maior sensibilidade da vida. Como um caminho e visão do futuro, na necessidade de enfrentar a complexidade da realidade, desenvolvendo novos conceitos e novas linguagens. “Esses artistas reúnem seu ser e viver nesta sociedade contemporânea cheia de contradições e mudanças sociais contínuas. Eles leem e interpretam seus valores políticos e, como sempre, elaboram sua linguagem expressiva para encontrar soluções, dar respostas ou, em qualquer caso, denunciar o que os outros não veem. Mas essa atitude consciente sempre os leva a voltar o olhar para as raízes, para a memória. Busca por referências. Busca de energias regenerativas para proteger-se dos outros e de si mesmo em um mundo que não mais tem respeito por nada, que mata o ambiente, mata a vida, sonha em destruir a terra para uma vida em Marte, superando a ausência de saídas como a verdadeira condição do homem. Mas seu trabalho, que fala de continuidade e transformação, transforma em modo visceral a arte em uma função renascentista.”

Saiba mais

Continua após o anuncio

Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, dia 8 de setembro

Continua após o anúncio

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livro e apresentação musical

Visitação: até 26 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Visitas mediadas: podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada gratuita

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 05/09/2022 17:00 – 7 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais