- PUBLICIDADE GOOGLE-

LIC: Maratona de Contos promove lives de contação de história a partir desta segunda-feira

Projeto patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), a Maratona de Contos promove três lives de contação de histórias a partir desta segunda-feira (5). A Maratona de Contos é um evento de formação de leitores e visa incentivar a arte de contar e ouvir histórias.

Gratuitas ao público, as lives ocorrerão sempre às 15h, dias 5, 12 e 19 de setembro, pelo canal da Arteramatv (https://www.youtube.com/arteramatv). As transmissões ao vivo serão com um dos principais mediadores de leitura do país, Gelson Bini (confira a programação no fim do texto). O conteúdo ficará disponível no Youtube para professores, pais e interessados que desejarem estimular a literatura na infância e juventude.

Continua após o anúncio

Gelson Bini é o criador do projeto “Guia de Leitura”. Distinto da contação de histórias, o “Guia de Leitura” apresenta o enredo de uma obra em rede com outros livros, mas também de forma lúdica.

Em agosto, a Maratona de Contos promoveu palestras-espetáculo com Bini no auditório livre da Arthousebc, localizada no Bairro dos Estados.

Continua após o anuncio

PROGRAMAÇÃO

05/09 – 15h: Histórias para Encantar ( https://youtu.be/ikWqSmxQ104 )
12/09 – 15h: Rock! ( https://youtu.be/1o88doqHXy0 )
19/09 – 15h: Contos de Assombro ( https://youtu.be/zVlei3D4-q8 )

Continua após o anúncio

CONTEÚDO GUIA DE LEITURA

Histórias para Encantar
Tem a proposta de apresentar ao público ouvinte inúmeros contos infantis; de fadas, fábulas (dos clássicos aos contemporâneos) e lendas brasileiras, adaptados às narrativas da oralidade promovendo uma viagem lúdica e de autoconhecimento, perpassando por culturas de diversos países.

Rock!
Uma conexão entre música e literatura. Livros que influenciaram bandas e músicos que influenciaram livros. Por meio de músicas, leituras e vídeos, Bini mostra que essas duas linguagens artísticas são fundamentais e essenciais para a formação do ser humano.
Público-alvo: alunos das séries finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), Ensino Médio, bibliotecários e professores de língua portuguesa.

Contos de Assombros
Voltada ao público jovem e adulto. Tem a proposta de formar novos leitores e promover a literatura de histórias fantásticas de autores como Alberto Mussa, Edgar Allan Poe e Monteiro Lobato, pelo viés do suspense, do estranhamento e do inacreditável. Por meio da mediação de obras literárias, encadeadas por narrativas orais de suspense, medo e horror, as chaves/respostas para os mistérios das estórias sobrenaturais surgem e recaem pela suspeição dos interlocutores, entre o limite do mundo real/verossímil e o mundo imaginário.

SAIBA MAIS

Gelson Bini é um mediador de leitura e narrador de histórias da oralidade. É idealizador e responsável pelo projeto “Guia de Leitura”. Atua como promotor da leitura há mais de vinte anos, percorrendo escolas públicas, presídios e eventos culturais. Já fez seus Guias de Leitura em mais de oito estados e cem cidades brasileiras. Participou do circuito de oralidades do Arte da Palavra do Sesc Nacional em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2020.

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Arthousebc
www.arthousebc.com 

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais