Mudas de plantas medicinais podem ser obtidas gratuitamente no Parque Raimundo Malta

- PUBLICIDADE -

Todas as sextas-feiras, mudas de plantas medicinais podem ser obtidas gratuitamente pela população no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. A distribuição, que começou em agosto, é feita pelo Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) de Balneário Camboriú, das 14h às 17h.

Entre as plantas disponíveis, estão babosa, cavalinha, alfavaca-cravo, boldo, manjericão, funcho e amora-branca. As mudas são provenientes do Horto de Plantas Medicinais de Balneário Camboriú. Além de retirá-las, a população pode levar para casa o Guia Prático de Plantas Medicinais, o qual tem orientações sobre como usar com segurança essas plantas. Lançado pela Semam em 2021, o Guia contém informações sobre as 40 plantas mais procuradas, como alcachofra, camomila, funcho, guaco, hortelã, entre outras. O material também dá orientações sobre os cuidados na hora do preparo de um chá, a necessidade de se verificar a data de validade de produtos medicinais adquiridos e também, para quem costuma buscar essas plantas na natureza, os locais que devem ser evitados (jamais coletá-las perto de beiras de estradas, esgotos, lixo e áreas agrícolas tratadas com agrotóxicos).

De acordo com o diretor do Departamento de Fitoterapia, Robson Bez, o fornecimento de mudas medicinais atendeu a pedidos da comunidade. O departamento também distribui gratuitamente produtos fitoterápicos elaborados pelo Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper e mudas de plantas nativas do Viveiro da Mata Atlântica. Interessados em produtos como chás, tinturas, xaropes, pomadas e sabonetes, podem procurar o Parque Raimundo Malta nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Já as mudas nativas podem ser retiradas todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. Para conseguir quaisquer desses itens, é preciso se cadastrar, apresentando CPF no departamento. 

O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta fica no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios.

Confira os dias e horários:

Distribuição de mudas de plantas medicinais
– Todas as sextas-feiras, das 14h às 17h

Distribuição de produtos fitoterápicos
– Segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h

Distribuição de mudas de plantas nativas
– Terças e quintas-feiras, das 14h às 17h

___________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Departamento de Fitoterapia/Semam
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú