- PUBLICIDADE GOOGLE-

Após dois anos, desfile de aniversário volta a colorir a Rua 15

As comemorações dos 172 anos de Blumenau começaram com grande adesão de público neste 2 de Setembro. Logo no início da manhã, um café reuniu ex-prefeitos e convidados no Auditório Carlos Jardim, abrindo a programação do aniversário da cidade.

Em seguida, autoridades e lideranças municipais participaram da cerimônia no Mausoléu Dr. Blumenau, onde foram entregues as corbélias em honra ao fundador do município. “Hoje é dia de agradecer àqueles que construíram e constroem a nossa Blumenau. Essa cidade que tem em sua essência a resiliência de um povo que passou por muitas dificuldades, e que sempre soube se reinventar. Depois de dois anos desafiadores, sem podermos realizar grandes eventos ou desfiles, finalmente pudemos comemorar reunidos a vida e o progresso de Blumenau, com encanto e alegria, como todo blumenauense merece. Meu desejo é que juntos possamos continuar olhando com amor para o nosso município, e pensando a cidade para as pessoas”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt.

Continua após o anúncio

Na mesma solenidade, o professor Dr. Dário Pagel recebeu a Comenda do Mérito Cultural Rose Gaertner, em reconhecimento às suas contribuições ao ensino de língua francesa no município e no Brasil. Pagel foi o primeiro blumenauense a receber o título de Doutor Honoris Causa de uma universidade estrangeira – a Université Marc Bloch de Strasbourg, na França, além de ter desenvolvido trabalhos e ocupado outros cargos de relevância no âmbito do ensino da língua estrangeira.

Às 9h30 teve início o esperado desfile comemorativo na Rua 15 de Novembro. Cerca de duas mil pessoas participaram, distribuídas em mais de cem grupos representando diversos segmentos de Blumenau. Outras milhares de pessoas se reuniram ao longo da via que é palco tradicional dos desfiles, para assistir ao evento – que por dois anos não pode ser realizado. Apesar da chuva que caiu em alguns momentos, o clima foi de alegria pela volta dos desfiles e a oportunidade de reunir o grande público novamente.

Continua após o anuncio

Desta vez, o tema do desfile foi os 200 anos do naturalista Fritz Müller, referenciado com personagens e representações de várias etapas da vida do naturalista. Entre as demais atrações, estiveram as bandas Municipal e do 23º Batalhão de Infantaria, além de 21 bandas e fanfarras escolares, entidades sociais, instituições religiosas e vários órgãos municipais e estaduais.

Programação continua à tarde, na Vila Itoupava*
As festividades continuam durante a tarde, no Distrito da Vila Itoupava. Às 14h, a Banda Municipal de Blumenau fará uma apresentação em frente à Intendência. Em seguida, às 15h um desfile cívico percorrerá a Rua Henrique Conrad, da Sociedade Serrinha até o SuperFritzke, com a participação de carros decorados e diversos outros atrativos.

Continua após o anúncio

A programação na Vila será concluída com o corte da maior cuca do Brasil. Os 172 metros de bolo de farofa e banana serão distribuídos gratuitamente à comunidade a partir das 16h, no ginásio da EEB Coronel Pedro Christiano Feddersen. A tentativa de quebra de recorde será acompanhada pela RankBrasil, que atua com o registro de recordes.

Outras atividades também marcam aniversário
Para quem ficar pelo centro de Blumenau, a Vila Germânica recebe a Festa das Orquídeas até as 21h. O evento segue aberto até o domingo, dia 4, sempre das 9h às 21h.

Encerrando o dia de aniversário, às 20h o Máster Ballet Cia. De Dança Rita Albuquerque apresentará o espetáculo Divertissement e Um Novo Outono, no Auditório Carlos Jardim, na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais. No mesmo horário, no Rio de Janeiro, o blumenauense Godofredo de Oliveira Neto tomará posse de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro conterrâneo a sagrar-se um imortal da literatura brasileira. A solenidade será acompanhada pelo secretário de Cultura, Rodrigo Ramos, que representará as autoridades municipais.

*Caso a previsão de chuva se mantenha, o desfile será cancelado com até 1h de antecedência, por volta das 14h.

postada em 02/09/2022 13:02 – 7 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais