- PUBLICIDADE GOOGLE-

Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher completa 10 anos de atividades em Blumenau

Neste dia 5 de setembro, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) completa 10 anos de atividades. No local, as mulheres da cidade contam com assistência e atendimento especializado nas áreas de ginecologia geral, climatério, obstetrícia, mastologia, enfermagem e psicologia. Atualmente, o serviço oferecido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) atende cerca de 1.300 usuárias por mês.

No local, são ofertados atendimentos nas alterações iniciais ou potencialmente precursoras do câncer do colo de útero, vagina, vulva, e mamas; biópsias de colo de útero, mama e endométrio, cauterizações de lesões de baixo grau evitando que a paciente necessite de internação, colposcopias para diagnósticos, consultas de enfermagem em planejamento familiar, além de atendimentos psicológicos relacionados às mulheres.

Continua após o anúncio

O CAISM também atende homens na especialidade de mastologia e a psicóloga presta atendimento também aos usuários transexuais que estão em processo ou não de redesignação sexual. Todos os atendimentos são agendados por meio do Sistema de Regulação (SISREG) encaminhados pela unidade de saúde de referência dos usuários, conforme necessidade.

Ao longo destes 10 anos o serviço foi crescendo, se aprimorando e se adequando com as necessidades das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e as reformulações da Política de Saúde da Mulher, Atenção Primária e Ministério da Saúde (MS). Com o passar dos anos, o serviço passou centralizar em um único local, o acompanhamento de saúde de gestantes de médio risco, além de diversos exames.

Continua após o anuncio

A atualmente, a estrutura conta com cerca de 20 profissionais entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, ginecologistas, cirurgiões, psicóloga, agente administrativo e coordenação. O serviço também faz parte do programas de Residência em Medicina de Saúde da Família e Ginecologia, e recebe acadêmicos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

A unidade está localizada Rua República Argentina, nº 2.077, bairro Ponta Aguda (Anexo ao AGF Heinz Schrader). O telefone do Centro é o 3381-7821. E o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h – sem fechar para o almoço.

Continua após o anúncio

Ação alusiva aos 10 anos do CAISM
Nesta semana, de segunda a sexta-feira, dias 5 a 9 de setembro, o CAISM vai promover encontros de grupos sobre a importância do planejamento familiar. A intenção é falar sobre os diversos métodos contraceptivos reversíveis e irreversíveis oferecidos gratuitamente pelo SUS.

O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo não-hormonal ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que pode ser utilizado por até 10 anos. Após a inserção do DIU, as mulheres também são acompanhadas durante cerca de 30 e 45 dias após o procedimento, pela equipe multidisciplinar que faz atendimento no espaço.

Em 2021, foram feitos 4.926 atendimentos no CAISM e foram feitas 372 inserções de DIU. Já em 2022, até o mês de agosto, foram 8.513 atendimentos e 227 inserções do dispositivo.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 01/09/2022 11:21 – 3 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais