- PUBLICIDADE GOOGLE-

Bicentenário da Independência: Troca da Bandeira do Brasil marca o início da Semana da Pátria em Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou oficialmente a Semana da Pátria nesta quinta-feira (1°). O ato de Troca da Bandeira do Brasil do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, marcou o início das atividades alusivas à Independência, que neste ano comemora 200 anos. O hasteamento da bandeira da pátria foi realizado ao som do Hino Nacional, executado pela banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

Continua após o anúncio

“Nós representamos o início da pátria livre, porque por ela lutamos no passado. É uma honra estarmos celebrando mais uma Semana da Pátria. Esse é um ato para todos aqueles que amam o seu país. Estaremos sempre juntos das pessoas que elevam o nome da nação e celebram o aniversário da nossa independência”, ressaltou o comandante do 28° GAC, tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca.

Primeiramente, foi realizado o arreamento do Pavilhão Nacional com o Hino da Bandeira, cantado por alunos das escolas municipais. Logo após, os soldados do 28° GAC executaram a dobra da bandeira. Com a nova bandeira hasteada, a pira com o fogo simbólico foi acendida pelos alunos José Brunato Neto e Tanara Nariane da Silva Oliveira, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dionízio Milioli.

Continua após o anuncio

“Durante um tempo, essa data foi esquecida. Esse resgate ao patriotismo é um dever de todos nós. O Dia Sete de Setembro é apenas uma data que precisa ser celebrada, mas o amor à pátria tem que continuar em nossos corações. Por isso, esse momento é muito importante na vida de todos nós, principalmente porque neste ano vamos comemorar o Bicentenário da Independência”, frisou o prefeito, Clésio Salvaro.

Sobre a Bandeira do Brasil

Continua após o anúncio

A atual versão da bandeira brasileira foi apresentada em 19 de novembro de 1889, por meio do decreto nº 4, quatro dias após a Proclamação da República no Brasil, substituindo a antiga bandeira imperial do país. O desenho foi de Décio Vilares, com inspiração na bandeira do império.

Desfile de 7 de setembro

Na próxima quarta-feira (7), a partir das 8h, será realizado o desfile cívico-militar de Sete de Setembro, na Rua da Gente ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera. O desfile terá como tema o Bicentenário da Independência. “Neste Sete de Setembro viveremos um grande momento na cidade de Criciúma. Faremos um ato de extrema importância, encenar a chegada de Dom Pedro I ao Brasil”, afirmou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Participarão do ato cívico as 63 escolas da rede municipal e 17 entidades. Uma peça teatral que representará o grito da independência será realizada para o público. Quase 50 pessoas estão envolvidas no elenco da apresentação, que inclui alunos do município e professores, que orientarão as crianças e preparando o figurino.

Monumento do Bicentenário da Independência

Também na próxima quarta-feira (7), será inaugurado o Monumento do Bicentenário da Independência, no Parque Astronômico que está sendo construído no Morro Cechinel. O monumento com aproximadamente 18 metros homenageará os 200 anos de Independência do Brasil. Uma cápsula do tempo com cartas feitas por alunos das escolas municipais, sobre o que eles esperam de Criciúma na próxima década, será fechada no dia, para ser aberta após 10 anos, em 7 de setembro de 2032.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais