Secretaria de Educação promove III Feira de Experiências

Durante dois dias o piso térreo da Secretaria de Educação de Itajaí recebe projetos e práticas pedagógicas desenvolvidos pelos 70 Centros de Educação Infantil (CEIs) do Município. Os trabalhos integram a III Feira de Experiências da Educação Infantil que começou nesta segunda-feira (29) e segue até terça (30). As exposições estão abertas para visitação das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.  

“O nosso grande objetivo é compartilhar as vivências e as experiências significativas e enriquecedoras, oportunizadas pelos projetos e práticas pedagógicas fundamentadas nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil do Município de Itajaí. Precisamos mostrar ao público, o trabalho de excelência que é desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino”, destaca a diretora da educação infantil, Kandy Regina Pereira.

“Ciranda Literária” é o tema escolhido para a terceira edição da feira, que no ano passado, em virtude da pandemia, precisou ser realizada de forma virtual. Agora, de forma presencial, é possível conferir de perto, o trabalho desenvolvido pelos pequenos da educação infantil. Isadora e Gabriel, do CEI João Vieira Ramos, do bairro Salseiros fizeram questão de apresentar o “Projetor de Estrelas”, trabalho desenvolvido a partir do livro “Como Pegar uma Estrela”.

“A gente cortou o papelão em forma de uma caixa. Depois colocamos um papel transparente com algumas estrelas”, explicou a estudante Isadora Lung da Silva, de 5 anos. “Depois, com a ajuda do celular, a gente projeta as estrelas na nossa cabana escura. A gente ajudou a fazer a casinha também”, complementou o aluno Gabriel Zermiani Legal, de 4 anos.

“Esse trabalho foi desenvolvido com as turmas de Jardim II e do Pré da nossa unidade, sempre se respaldando na leitura por prazer e na ampliação do olhar da criança acerca da diversidade de possibilidades literárias e estéticas”, disse a professora das turmas, Joelma Furtado.

E por falar em possibilidades, você já ouviu falar na história dos “Três Porquinhos Malcriados e do Lobo Bom?” Foi a partir deste livro, que os alunos do CEI Professora Gisele Kawikioni, do bairro Cordeiros, exploraram essa inversão da tradicional história dos “Três Porquinhos” e mergulharam nesse novo contexto e abordagem, criando as casas dos animais e todo o cenário.

“Esse trabalho envolveu os 120 alunos do nosso CEI. Com essa feira temos a oportunidade de sair da sala de aula e mostrar a riqueza do que é realizado na nossa Rede. Também é uma oportunidade para trocarmos conhecimentos com outras unidades e enriquecermos as nossas experiências e vivências”, enfatizou a diretora Ane Caroline Lourenço.

Jogos, releitura de obras, folclore, contos da literatura infantil. Na feira é possível conferir um pouco de todo trabalho desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil e seus professores.  Tal como Alice, no País das Maravilhas, “A única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível”.

Abertura oficial do evento e apresentações artísticas e culturais

A abertura oficial do evento será nesta segunda-feira (29), a partir das 18h30, no auditório superior da Secretaria de Educação. Na terça-feira (30), além da visitação à feira (9h-11h30/ 14h-17h30), os convidados poderão conferir apresentações artísticas e culturais desenvolvidas pelos alunos dos Centros de Educação Infantil do Município.  

Confira a programação:

30/08 – Período Matutino 9h

CEI Professora Diva Vieira Abrantes

CEI Professora Rosana Aparecida de Souza

CEI Professora Ermelinda Potter Custódio

30/08 – Período Vespertino 15h

CEI Neusa Reis Cesário Pereira

CEI Rosinha de Souza

CEI Augusto Bento de Oliveira

30/08 – Período Vespertino 15h40

CEI Doutora Zilda Arns Neumann

CEI Professora Mauricélia André do Nascimento

 CEI Cândida Vargas

CEI Professora Regiane Mara da Luz da Silva

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu limpo
20.6 ° C
20.6 °
20.1 °
95 %
2.4kmh
7 %
qui
26 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
27 °
seg
28 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-