- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau oferece tratamento antitabagismo em todas as unidades de saúde

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e do Programa de Controle do Tabagismo, ampliou a oferta de tratamento para os moradores que desejam parar de fumar. A ação que ocorre há mais de 10 anos em alguns locais, foi ampliada para todas as unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (ESF) do município. De janeiro a agosto deste ano, aproximadamente 400 pessoas já iniciaram acompanhamento individual ou em grupo.

O tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem duração de seis meses a um ano, de acordo com a especificidade de cada caso. Em 2021, 151 concluíram o tratamento e largaram o vício. O número representa aumento de 179% em relação a 2019. Quando naquele período 145 pessoas participaram do tratamento e 54 pararam de fumar. As pessoas que tiverem interesse em participar das ações do Programa podem procurar a unidade de saúde em que possui cadastro para mais informações.

Continua após o anúncio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina, principalmente pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica. As pessoas que possuem o hábito de fumar, como também os fumantes passivos podem ter a saúde prejudicada ao longo dos anos.

Dia nacional de combate ao fumo
Esta segunda-feira, dia 29 de agosto, marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Continua após o anuncio

No município o Programa de Controle do Tabagismo está presente nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), Ambulatórios Gerais da Família (AGF), Centro de Saúde do Idoso (CSI), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) – espaços que oferecem o tratamento para quem deseja parar de fumar.

Na tarde desta segunda-feira, dia 29, acontece uma ação educativa organizada pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e o Colégio Adventista de Blumenau. Servidores de saúde e alunos estarão nos Terminais de Ônibus Urbano da cidade esclarecendo os usuários sobre os malefícios do cigarro e o programa de controle do tabagismo no município.

Continua após o anúncio

postada em 29/08/2022 11:39 – 8 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais