- PUBLICIDADE GOOGLE-

Profissionais participam de curso para capacitação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Orientar e capacitar os profissionais nas Práticas Integrativas Complementares (PICS) no município da AMREC, foi a finalidade do curso ‘Gestão das PICS no Município’. A ação que é realizada com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) visa desenvolver projetos para a instalação e aperfeiçoamento de tratamentos de PICS nos serviços de saúde. O curso aconteceu nessa quinta-feira (25) no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, e capacitou um total de 40 profissionais dos serviços de saúde da AMREC.

Continua após o anúncio

Os profissionais além de terem uma base teórica sobre os tratamentos, realizaram também uma prática de meditação no início do curso e concluíram com uma prática de biodança. “A importância por meio desse curso, é para que os profissionais e gestores municipais presentes nos municípios, possam trazer esse conhecimento para as suas próprias cidades. Como resultado, podem começar um processo de implantação das Práticas Integrativas e Complementares para somar com os tratamentos convencionais já usados”, ressaltou a enfermeira integrativa da Secretaria de Saúde, Sirli Resin.

O curso tem duração de 30h com as aulas acontecendo na modalidade híbrida. De acordo com a secretária da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR) Carbonífera, Margarete Pasetto Bilessimo, serão quatro horas presenciais e 26 horas a distância com atividades síncronas e assíncronas. “Ao final do curso os participantes deverão apresentar o projeto obedecendo as diretrizes estabelecidas de forma colaborativa por seus participantes”, frisou.

Continua após o anuncio

Importância nos tratamentos médicos

Segundo o palestrante e coordenador do Observatório Catarinense das PICS, Elvis Roberto Giacomim, o curso é uma alternativa favorável para as demandas por saúde nos municípios e tendem a apoiar as gestões municipais em sua relação com a sociedade.

Continua após o anúncio

A principal importância está na profissionalização dessas atividades e estabelecer parâmetros para que os profissionais possam se amparar e aperfeiçoar o que já ofertam. Desse modo, levando ao cidadão um serviço de melhor qualidade e também contribuindo para que a própria saúde possa ser reconhecida pelo usuário de uma forma mais importante do que já é representada”, ponderou.

Sobre as Práticas Integrativas e Complementares

Conforme o Ministério da Saúde, as PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, proporcionando um aumento na resolução dos problemas de saúde dos indivíduos e garantindo um cuidado continuado e humanizado integral.

Em Criciúma, a implantação dos tratamentos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde aconteceu em 2021, durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, a cidade conta com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS) com 29 formas de tratamento.

Algumas das práticas ofertadas são: Meditação, acupuntura, cromoterapia, plantas medicinais, ventosaterapia, biodança, yoga, reiki e imposição das mãos e entre outras práticas. “As práticas integrativas nunca excluem os tratamentos clínicos tradicionais, elas apenas se complementam para cumprirem os seus papéis nos tratamentos de doenças e melhorar a qualidade de vida”, concluiu Giacomim.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais