Grupo Mateada Tradição Gaúcha comemora cinco anos na SPI

- PUBLICIDADE -

Com a intenção de promover a tradição gaúcha, os frequentadores da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú tiveram uma tarde festiva nesta quinta -feira (25), em comemoração aos 5 anos do Grupo Mateada Tradição Gaúcha.

Na comemoração, teve apresentação do grupo de cantores da AGASC, com o Hino do Rio Grande do Sul e a música Querência Amada. O declamador Dediel de Campos Martins, aqueceu o coração dos presentes declamando a poesia Prece do Gaúcho. Teve também apresentação do Grupo de Dança Tertúlia do Litoral, com grupo Mirim e Adulto.

A seresteira Eulina Silveira marcou presença, e agraciou a todos recitando o Hino de Balneário Camboriú. A cantora, aos seus 92 anos, continua trazendo ao público um repertório de músicas antigas que alegra a todos. Na ocasião casais representando grupos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, desfilaram com seus trajes gaúchos e dançaram uma chamamé. Entre os grupos tradicionalistas, o CTG Cola Atada e Grupo de Dança Estilo Serrano. O baile foi por conta dos cantores Rafael Juan e Nereu Barbieri.

O Grupo Mateada Tradição Gaúcha surgiu em Agosto de 2017. Formado por idosos que se reúnem às quintas-feiras para prosear, beber um mate e dançar as músicas tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Os encontros são abertos para todos os idosos da cidade.

“Tivemos essa ideia em formar o grupo para matear, prosear e contar os causos do Rio Grande do Sul. Começamos com 20 pessoas e hoje em dia temos um público diferenciado, com paranaenses, catarinenses, gaúchos, paulistas até mesmo quem vem de fora do Brasil estão participando conosco. Assim enchemos o nosso coração de alegria e não deixamos a nossa tradição para trás, mesmo morando há 25 anos em Balneário Camboriú”, disse a coordenadora, idealizadora e fundadora Delaide Campos Martins.

A SPI é localizada na Rua 1822, nº 614, no Centro de Balneário Camboriú.

___________________

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054

Diretoria de Comunicação
Estagiária em Jornalismo: Maria Candida CostaFotos: Maria Candida Costa

www.bc.sc.gov.br  www.instagram.com/prefeituradebc    

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú