Programa de Integridade e Compliance avança no mapeamento de riscos

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Controladoria-Geral do Município e em parceria com a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), está avançando na implementação do Programa de Integridade e Compliance Público. Nesta quarta-feira, dia 24, o programa foi apresentado a gerentes, assessores e auxiliares de controle interno de todas as secretarias em um encontro realizado na Etsus. Além disso, um questionário on-line foi lançado para complementar o mapeamento de riscos e deverá ser respondido por todos os servidores até a próxima semana.

“É importante que todos os servidores se engajem nas ações do programa para que a mudança de cultura organizacional na Prefeitura realmente aconteça”, pontuou a controladora-geral Marli Zieker Bento. A implementação do programa em Blumenau foi iniciada em 2020, porém foi suspensa naquele ano por conta da pandemia, sendo retomada em setembro de 2021. “Estamos avançando e já temos ações importantes sendo desenvolvidas, como a atualização da regulamentação de diárias, entre outros pontos”, completou.

Para o prefeito Mário Hildebrandt, as ações de controle interno e transparência que vêm sendo realizadas desde a criação da Controladoria-Geral, em 2018, já mostram resultados. “Já se percebe uma mudança no olhar dos órgãos de controle externo para a gestão municipal de Blumenau, reconhecendo a atuação da nossa Controladoria como um órgão autônomo e focado em mitigar possíveis pontos vulneráveis nos nossos processos internos. Isso nos traz também tranquilidade e segurança na gestão dos recursos e serviços públicos”, observou.

A política de integridade e compliance no âmbito da gestão pública consiste na adoção de medidas institucionais capazes de identificar, mitigar e eliminar os riscos à integridade, voltadas à prevenção e detecção, correção de práticas ilícitas e desvios éticos e de conduta funcional. O foco é fazer com que cada órgão da estrutura administrativa seja capaz de atuar de forma preventiva, contribuindo assim para o combate à corrupção e para uma gestão mais eficiente.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith

postada em 24/08/2022 15:43 – 4 visualizações

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC