- PUBLICIDADE GOOGLE-

Prefeitura de Chapecó entrega cerca de 500 agendamentos de exames de colonoscopia

Clair Fátima dos Santos, 59 anos, moradora do bairro Trevo, teve duas boas notícias nesta terça-feira. Pela manhã houve a inauguração do Centro de Saúde da Família Giocondo Cella. À noite, no Teatro do Centro de Eventos, recebeu a autorização do exame de colonoscopia, já com data marcada. Ela foi uma das 492 pessoas beneficiadas no ato.

“Eu já estava esperando há três anos. Minha mãe faleceu há sete anos de câncer do intestino e por isso preciso fazer o exame preventivo”, explicou.

Continua após o anúncio

De acordo com a gerente de regulação da Secretaria de Saúde, Suzana Ines Berlt, estes exames evitam que muitas pessoas precisem acessar tratamentos de oncologia, pois é possível identificar a doença em seu estágio inicial. Além do agendamento os pacientes terão polipectonia, se necessário, e anato patológico, para verificar se tem malignidade ou não no material coletado.

O secretário de Saúde, Jader Danielli, disse que estão sendo investidos R$ 500 mil de recursos da Prefeitura e também do SUS para a realização dos exames, que nesta etapa serão realizadas no Hospital da Criança, em parceria com a direção da unidade. Ele explicou que existem mais de dois mil exames represados só na colonoscopia, muitos de antes da pandemia. E citou que no último mês mais de mil pessoas já foram beneficiadas com exames e agendamento de cirurgias.

Continua após o anuncio

O prefeito João Rodrigues destacou que a Saúde é prioridade na atual Administração.

“No ano passado não conseguimos fazer andar os procedimentos por causa da Pandemia. Mas determinamos o investimento em cirurgias e exames, com recursos do município, para que possamos zerar essas filas represadas há quatro, cinco, seis anos ou mais. Não adianta só fazer obras. O mais importante é atender o cidadão que mais precisa. Nos próximos dias vamos agendar mais 500 exames, estamos com os mutirões de cirurgias, internamentos de dependentes químicos e a partir de agora as ações na saúde não param mais”, disse o prefeito.

Continua após o anúncio

O presidente da Câmara de Vereadores, Adão Teodoro, elogiou a administração por não ficar esperando ações do Estado. Outros vereadores e autoridades também estiveram presentes no Teatro Municipal, que foi reinaugurado neste mês de aniversário dos 105 anos do município.

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais