- PUBLICIDADE GOOGLE-

Tecnologia móvel 5G já está em funcionamento na Capital

Com o início das operações em Florianópolis, nesta segunda-feira (22), a tecnologia móvel 5G já está em funcionamento em Santa Catarina. A capital é a primeira cidade do estado a receber a nova geração de internet, que oferece mais velocidade de navegação e promete revolucionar a transmissão de dados.

Por enquanto, Florianópolis será a única cidade catarinense a contar com a novidade. Conforme cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até julho de 2025 Joinville será contemplada. A expectativa é que todo o estado esteja coberto até o final de 2029. No entanto, esse cronograma pode sofrer alterações, sendo antecipado ou postergado.

Continua após o anúncio

Conforme Ivan Roberto dos Santos, da Superintendência de Tecnologia da Prefeitura de Florianópolis, entre os diferenciais da nova tecnologia, está a possibilidade de se manter um grande número de aparelhos conectados ao mesmo tempo sem prejudicar a velocidade de navegação, além do uso de antenas menores, pouco perceptíveis, se comparadas com o 4G e o 3G. “Hoje, nos locais em que já foi liberado o sinal, o usuário vai sentir essa velocidade de navegação. Vai poder baixar um filme em pouco tempo, por exemplo”, explica

No ano passado, o município aprovou na Câmara de Vereadores uma nova legislação sobre a instalação de antenas para viabilizar a tecnologia. Segundo Santos, as normas se baseiam na legislação federal e devem ser replicadas por todos os municípios. “Estamos, também, buscando apoiar o máximo possível as operadoras, para que elas não tenham entraves na instalação da tecnologia. Lembrando que o poder público não está gastando nada com isso, todo o investimento é obrigação das operadoras.”

Continua após o anuncio

Para o representante da prefeitura, as perspectivas para o 5G são bastante positivas. “O futuro é bem promissor. Não conseguimos visualizar exatamente como será, porque a partir de agora, com o 5G, as empresas poderão começar a desenvolver serviços e produtos para a população baseado nessa nova tecnologia. Mas a gente espera uma cidade muito mais inteligente, com sistemas de proteção, de segurança, melhores e mais eficientes.”

Alesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina acompanhou a chegada do 5G ao estado por meio da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, que periodicamente se reuniu com representantes do poder público e das operadoras de telefonia responsáveis pela novidade. A comissão cobrou das empresas de telefonia o cumprimento do cronograma de instalação da nova geração.

Continua após o anúncio

Em junho, a Alesc aprovou o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel no Estado de Santa Catarina. A norma (Lei 18.442/2022), de origem parlamentar, foi sancionada pelo Executivo em julho e já está em vigor.

Na prática, a lei tem o objetivo principal de viabilizar a chegada do 5G no estado. Para isso, elenca uma série de ações que deverão ser implantadas, como a promoção de um ambiente favorável à economia digital e o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G. Prevê também o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais