- PUBLICIDADE GOOGLE-

Secretaria de Saúde orienta acerca dos cuidados relacionados à Varíola dos Macacos

Com a crescente ocorrência de casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, passou a tomar medidas de orientação e cuidados relacionados à doença. A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus monkeypox e acomete humanos desde 1970. A principal característica da enfermidade é a presença de lesões na pele.

Em Balneário Camboriú, já foram confirmados seis casos autóctones da doença, todos de homens que não viajaram nos últimos meses. Além disso, 10 pessoas seguem em isolamento aguardando o resultado do exame de identificação da doença, sendo seis de Balneário Camboriú e outras quatro pessoas de outras cidades, que realizaram a coleta no município.

Continua após o anúncio

“É necessário prestar atenção desde os sintomas iniciais para evitar a propagação da doença na cidade. No momento, todos os casos positivos passam por isolamento e estamos monitorando os outros casos suspeitos. O ideal é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa em caso de aparecimento de lesões na pele”, salienta a secretária de Saúde, Leila Crocomo.

A secretaria informa que todos os profissionais que trabalham com o atendimento ao público foram devidamente orientados e capacitados para conduzirem casos suspeitos que possam ocorrer. Todas as unidades de saúde, desde as de atenção básica até as especializadas, estão de portas abertas para atendimento para pacientes com suspeita.

Continua após o anuncio

Confira, a seguir, quais são os principais sintomas da doença, como é transmitida e quais procedimentos devem ser feitos para prevenção:

Transmissão

Continua após o anúncio

A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas, secreções respiratórias ou objetos contaminados. Também é possível contrair a doença por meio de gotículas respiratórias e fluidos corporais do contaminado. É importante salientar que qualquer pessoa está sujeita a contrair o vírus, sendo necessário que os cuidados sejam tomados por todos.

Sintomas

O principal sintoma é a aparição de lesões na pele parecidas com espinhas. As lesões podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas comumente no rosto, boca, pés, mãos, peito e região genital. Além disso, podem ocorrer dor de cabeça, febre, dores musculares e fraqueza.

Tratamento

A forma como o paciente vai lidar com a doença será sempre definida pelo médico que a atender. Na maioria dos casos, o tratamento é tópico, com medidas para o alívio dos sintomas e prevenção de sequelas. Antibióticos também podem ser receitados. Recomenda-se o isolamento domiciliar durante o período de transmissão da doença.

Prevenção

Uso de máscaras, evitar contato físico com pessoas que estejam com suspeita do vírus, evitar relações sexuais sem preservativo. Também serve como prevenção a correta higienização de objetos compartilhados.

____________________
Informações adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Beatriz Nunes
Foto: Facme (Federación de Asociaciones Cientifico Médicas Españolas)
(47) 3267-7022

                             www.instagram.com/prefeituradebc             

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais