- PUBLICIDADE GOOGLE-

Município de Criciúma é pioneiro no Estado em aplicação de Injeções Intravítreas

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Criciúma é a primeira cidade do Estado a receber credenciamento para a aplicação de Injeções Intravítreas, para o tratamento de doenças da retina. Anteriormente, o medicamento não era contemplado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apenas por via judicial e aplicado em Florianópolis. Agora o procedimento passará a ser custeado pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. Os prestadores devem disponibilizar o medicamento e a aplicação para pacientes de toda a região Macrosul (Amrec, Amesc e Amurel), garantindo o acesso ao tratamento de forma integral. O ato de entrega de autorizações para as primeiras aplicações foi realizado nesta sexta-feira (19) no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.

Continua após o anúncio

“Essas foram as primeiras a serem disponibilizadas, contemplando a todos os pacientes que necessitavam do tratamento. E o atendimento passa a ser via SUS a partir de agora. Essa é uma conquista de todos!”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira.

Segundo a gerente de controle, avaliação e auditoria, Rubia Bresciani, cerca de 150 pacientes da região Sul aguardam o medicamento, sendo em média 50 de Criciúma. “O paciente levava em média 120 dias para ter acesso ao tratamento por via judicial. Agora o processo se dará em tempo hábil para toda a região”, afirmou.

Continua após o anuncio

O agendamento dos pacientes contemplados nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde já está sendo realizado via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), por meio da central de Criciúma. Na última quarta-feira (17), 13 pacientes foram chamados e já realizaram o procedimento. A aplicação é feita em clínicas credenciadas pela Secretaria de Saúde do município, através de contrato entre o fundo municipal e o prestador de serviço.

Sobre o procedimento

Continua após o anúncio

A Injeção Intravítrea visa a aplicação de um medicamento no vítreo, região responsável por manter a retina posicionada, e evitar o deslocamento da massa gelatinosa que preenche o globo ocular.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais