- PUBLICIDADE GOOGLE-

Blumenau terá dia D de vacinação contra poliomielite e outras doenças neste sábado, dia 20

Neste sábado, dia 20, a Prefeitura de Blumenau promove um dia “D“ de vacinação contra a poliomielite e outras doenças. Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) e cerca de 30 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa estarão abertos das 8h às 17h para vacinar a população, não há necessidade de agendar aplicação.

Além da vacina contra a poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos, a população também poderá colocar em dia a imunização contra a gripe, Covid-19 e outros 20 tipos de vacinas, que serão disponibilizadas. Cerca de 350 servidores da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) estarão envolvidos na ação que visa ampliar a cobertura vacinal na cidade e minimizar a disseminação de doenças no município.

Continua após o anúncio

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin fala da necessidade dos pais e responsáveis levar as crianças e adolescentes para vacinar contra a poliomielite e outras doenças neste sábado. “A Prefeitura de Blumenau juntamente com os servidores da saúde têm feito um mutirão de vacinação, com a dispoibilização de imunizantes em shoppings, em terminais de ônibus, além do horário ampliado das unidades da rede pública e abertura de locais para vacinação aos finais de semana. Tudo isso para ampliar a cobertura vacinal da população. Mas precisamos da conscientização de todos. Por isso, pedimos que os pais e responsáveis vacinem suas crianças neste sábado”, salienta.

Para ter acesso a imunização é preciso apresentar documento oficial com foto; carteira de vacinação; e menores de idade precisam estar acompanhados por responsável legal. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes ocorre até uma hora antes do encerramento das atividades.

Continua após o anuncio

Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.

Cobertura vacinal contra poliomielite
A campanha de vacinação contra a poliomielite que iniciou no dia 8 de agosto e segue até o dia 9 de setembro, imunizou até agora 1.722 crianças, o que corresponde a 9,85% de cobertura. Em 2015 durante a campanha, a vacina fundamental para evitar a paralisia infantil superou a meta e imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente. 

Continua após o anúncio

Cobertura vacinal contra gripe
A vacinação contra influenza segue abaixo do esperado para a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). Até esta quinta-feira, dia 17, foram aplicadas pouco mais de 118 mil vacinas contra a gripe. O que representa uma média de 51,2% na cobertura vacinal. Entre os grupos com menor cobertura está o de puérperas com apenas 19,9% e o dos professores, com apenas 28,7% do público vacinado.

Total de aplicação contra o sarampo
A campanha de vacinação contra o sarampo encerrou no mês de junho e vacinou apenas 5 mil, dos 8 mil trabalhadores da saúde em Blumenau. Já entre as crianças de 6 meses e menores de 5 anos, cerca de 8,5 mil foram vacinadas – o que representa apenas 43,6% de cobertura para este público.

Cobertura vacinal contra Covid-19
Até esta quarta-feira, dia 17, Blumenau já aplicou cerca de 750 mil vacinas entre 1ª dose, 2ª dose, dose única e doses de reforço contra a Covid-19. O que representa 74,9% de cobertura vacinal das pessoas que receberam a 2ª dose ou dose única. Também já foram vacinadas 12,5 mil crianças de 3 a 11 anos de idade com a primeira dose – o que representa 31,7% de cobertura vacinal. Também já foram aplicadas 8,2 mil vacinas de segunda dose no público infantil – o que representa 20,8% de cobertura vacinal da segunda dose.

Locais com sala de vacina ativa:

REGIÃO BADENFURT
 
AGF Dr. Diogo Vergara (AGF Badenfurt)
ESF Armando Odebrecht I
ESF Frederico Jensen
ESF Geraldo Schmidt Sobrinho I
ESF Gilson Piva
ESF Haroldo Ewald (somente influenza, Covid e Poliomielite)
ESF Tereza Lezscowitz I
 
REGIÃO CENTRO
 
AGF Heinz Schreider (AGF Centro)
ESF Glodoaldo Lino de Amorim II
ESF Odilon de Caetano
ESF Pedro Krauss
 
REGIÃO ESCOLA AGRÍCOLA
 
AGF Marilene Giacomet de Aguiar (AGF Escola Agrícola)
ESF Augusto Cesar Viana I
ESF Áurea Pfuetzenreiter I
ESF Jovino Inácio Cardoso I
 
REGIÃO FORTALEZA
 
AGF Mário Jorge Vieira (AGF Fortaleza)
ESF Ângelo de Caetano I
ESF Evacir Barth
ESF Germano Puff
ESF Gustavo Tribess I
ESF Hasso Muller I
ESF Lothar Franz
ESF Norberto Sprung
 
REGIÃO GARCIA
 
AGF Irmã Marta e Kunzmann (AGF Garcia)
ESF Enfermeira Tânia Leite
ESF Gustavo Haase
ESF Marco Francisco Barth
ESF Maria S Baumgartner I
 
REGIÃO ITOUPAVAS
 
AGF Guilherme Jensen (AGF Itoupavas)
ESF Alfredo Hoess
ESF Martin Volles I
ESF Wilhelm Theodor Schurmann I
 
REGIÃO VELHA
 
AGF Haroldo Bachmann (AGF Velha)
ESF Arão Rebello I
ESF Valério José Steil I
ESF Waldemar Felski I
ESF Walter Reiter I
ESF Nair Neves Pereira

postada em 18/08/2022 10:41 – 8 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais