- PUBLICIDADE GOOGLE-

Cartas de soldados da Primeira Guerra Mundial são tema de estudo nas aulas de história

Na EBM Alécio Alexandre Cella, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ampliaram seus conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial através de uma outra perspectiva. A professora do componente curricular de História, Simone Lazzarotto Alves, além do trabalho de leitura e debate sobre o tema, organizou uma atividade colocando os alunos no papel de combatentes que estavam nas trincheiras dos campos de batalhas.

Os jovens produziram cartas que narravam situações e momentos que os militares viviam no dia a dia da guerra, contando suas perspectivas, medos e sonhos em relação ao momento em questão. “No decorrer das aulas, surgiu a ideia de trabalhar com trechos de cartas de soldados para análise, reflexão e problematização. A partir disso, os educandos colocaram-se no contexto da guerra, em específico, em uma trincheira”, destacou a professora.

Continua após o anúncio

“Com base no conhecimento que recebemos e na leitura de outras cartas, pudemos desenvolver nossas histórias, nos sentimos como se estivéssemos lá, vivenciando as batalhas, com saudades da família e a perda de amigos. Tivemos clareza que de uma guerra não é bom pra ninguém”, relatou o estudante Luigi Tres Orso.

A professora Simone comentou que “o ensino de história possibilita o uso de diversos recursos e fontes históricas. A primeira guerra gera reflexões e aguça a curiosidade, tendo em vista sua ampla repercussão e possibilidades de leitura”.

Continua após o anuncio

Os estudantes produziram também acessórios utilizados nos campos de batalha, que foram expostos juntos com as cartas. As produções textuais resultaram em um livro que será publicado pela escola.

“O trabalho da professora gerou o envolvimento dos estudantes, o que reforça ainda mais a compreensão sobre o assunto. Com certeza os jovens terão um olhar mais sensível sobre as guerras”, destacou Astrit Tozzo, Secretária de Educação.

Continua após o anúncio

Fonte: Prefeitura de Chapecó SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais