Camboriú na luta contra o tabagismo

- PUBLICIDADE -

Município realiza diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que será dia 29 de agosto

Camboriú segue firme na luta de combate ao tabagismo. Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que será dia 29 de agosto, o Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), vem realizando diversas ações e capacitações sobre a temática. Neste mês, profissionais da Saúde de Camboriú participaram de uma formação realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que teve como foco orientar sobre como trabalhar com a cessação de tabagismo com quem quer parar de fumar. Além disso, os profissionais da Saúde Bucal vêm trabalhando a temática nas unidades da rede municipal de ensino, visando assim conscientizar os pequenos sobre os malefícios do vício.

“Buscamos trabalhar essa temática o ano inteiro, por meio do NASF, das nossas equipes de saúde bucal e também os grupos de apoio. No entanto, este mês de agosto intensificamos nossas ações, de modo com que desperte a conscientização nas pessoas dos malefícios que esse vício faz”, ressalta secretária de Saúde, Elisama de Freitas
De acordo com a coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, a conscientização é sempre importante, por isso, no dia 29 haverá um pedágio especial de conscientização. A ação acontecerá das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, no semáforo de conscientização e combate ao Fumo na Avenida Santa Catarina, esquina com a Rua Leopoldo Leite.
“É importante que as pessoas compreendam a importância de se debater o tema, principalmente agora que muitos jovens vêm aderindo ao cigarro eletrônico, que além de causar malefícios a saúde, também é proibido sua venda, pois ele possui diversas substâncias químicas que ao ser ingeridas também causam problemas ao organismo ao longo do tempo”, salienta a coordenadora do NASF
O município também disponibiliza grupos de apoio a pessoas que desejam parar de fumar. As reuniões são ofertadas no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e para mais informações é necessário fazer em contato pelo telefone (47) 3170-1004.
Conheça as consequências não perceptíveis pelo hábito de fumar:
Dentes amarelados e criação de placas;
Criação de rugas e envelhecimento precoce;
O cheiro se mantém em roupas, cabelos e dedos;
Prejudica a saúde de quem está em volta;
Diminui a produtividade;
Aumenta as chances de desenvolver problemas respiratórios.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC