- PUBLICIDADE GOOGLE-

LIC: Maratona de Contos começa nesta terça-feira

Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, o evento Maratona de Contos celebra o prazer da ler e contar histórias a partir desta terça-feira (16). Até sexta (19), palestras-espetáculo com Gelson Bini, considerado um dos principais mediadores de leitura do país, movimentam o auditório livre da Arthousebc (Rua São Paulo, 581, Bairro dos Estados).

A entrada é gratuita (confira a programação e o conteúdo das palestras-espetáculo no fim do texto) . Quem quiser acompanhar a maratona sem sair de casa, pode acessar o canal da Arteramatv ( https://www.youtube.com/c/ARTERAMATV ).

Continua após o anúncio

Gelson Bini é o criador do projeto “Guia de Leitura”. Distinto da contação de histórias, o “Guia de Leitura” apresenta o enredo de uma obra em rede com outros livros, mas também de forma lúdica. Evento de formação de leitores que incentiva a arte de contar e ouvir histórias, a Maratona de Contos pretende envolver escolas, professores, leitores e demais interessados em literatura.

Durante o evento, 50 livros gratuitos serão sorteados entre os participantes.

Continua após o anuncio

PROGRAMAÇÃO

16/08
9h – Histórias para Encantar
10h – Rock!
14h – Contos de Assombro
15h – Histórias para Encantar

Continua após o anúncio

17/08
09h – Histórias para Encantar
10h – Contos de Assombro
14h – Rock!
15h – Histórias para Encantar

18/08
9h – Histórias para Encantar
10h – Contos de Assombro
14h – Rock!
15h – Histórias para Encantar

19/08
9h – Histórias para Encantar
10h – Rock!
14h – Contos de Assombro
15h – Histórias para Encantar

CONTEÚDO GUIA DE LEITURA

Guia de Leitura: Histórias para Encantar
Tem a proposta de apresentar ao público ouvinte inúmeros contos infantis; de fadas, fábulas (dos clássicos aos contemporâneos) e lendas brasileiras, adaptados às narrativas da oralidade promovendo uma viagem lúdica e de autoconhecimento, perpassando por culturas de diversos países.

Guia de Leitura: Contos de Assombros
Uma palestra-espetáculo voltada ao público jovem e adulto. Tem a proposta de formar novos leitores e promover a literatura de histórias fantásticas de autores como Alberto Mussa, Edgar Allan Poe e Monteiro Lobato, pelo viés do suspense, do estranhamento e do inacreditável. Por meio da mediação de obras literárias, encadeadas por narrativas orais de suspense, medo e horror, as chaves/respostas para os mistérios das estórias sobrenaturais surgem e recaem pela suspeição dos interlocutores, entre o limite do mundo real/verossímil e o mundo imaginário.

Guia de Leitura: Rock!
Uma conexão entre música e literatura. Livros que influenciaram bandas e músicos que influenciaram livros. Por meio de músicas, leituras e vídeos, Bini mostra que essas duas linguagens artísticas são fundamentais e essenciais para a formação do ser humano.
Público-alvo: alunos das séries finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), Ensino Médio, bibliotecários e professores de língua portuguesa.

SAIBA MAIS

Gelson Bini é mediador de leitura e narrador de histórias da oralidade. É idealizador e responsável pelo projeto “Guia de Leitura”. Atua como promotor da leitura há mais de vinte anos, percorrendo escolas públicas, presídios e eventos culturais. Já realizou seus Guias de Leitura em mais de oito estados e cem cidades brasileiras. Participou do circuito de oralidades do Arte da Palavra do Sesc Nacional em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2020.
Cada palestra-espetáculo integra a mediação de leitura às narrativas da oralidade. Nesse conceito, o figurino e recurso cênico não são prioridades, e sim, a palavra narrada e o próprio livro como poderosa fonte para reflexões, subjetividades, alteridades e reencantamento do mundo. Sempre com uma metodologia interdisciplinar que cria dinâmicas que vinculam a linguagem à realidade dos leitores, e gera nos espaços (escolares e domiciliares) gestos de humanização, capazes de permear um novo olhar para o ato de ler, alicerçado no afeto e na grandeza da imaginação.
As palestras-espetáculo são integralmente gratuitas, e com três temas diferentes, para atingir três públicos distintos: dos 6 aos 12 anos, dos 12 aos 14 anos e dos 14 aos 16 anos.

INFORMAÇÕES
Quando: 16 a 19/08, às 9h, 10h, 14h e 15h
Onde: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingressos: Gratuitos (retirar na entrada do cinema 15 minutos antes das atividades)
Informações: www.arthousebc.com

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Arthousebc
www.arthousebc.com 

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais